3 de setembro de 2017

Meu pé de laranja lima

Déborah Coelho

O livro traz a história de Zezé, uma criança muito peralta que passa por várias dificuldades em sua família, dentre elas a financeira, visto que seu pai está desempregado e apenas a sua mãe trabalha.

Zezé é tido como saco de pancada da família, tudo o que aprontava recebia uma surra e terminava sempre com o mesmo pensamento de que não servia para nada e quem ninguém gostava dele.

Devido a esse mundo de dificuldades, ele cria seu universo imaginário, com personagens e seu pé de laranja lima, que vira seu melhor amigo a partir da mudança de casa.

O personagem principal, sendo muito inteligente, aos cinco anos já sabendo ler foi colocado na escola e foi eleito o melhor aluno.

No caminho para escola, Zezé e seus amigos tinham costume de pegar “canguru”, ou seja, carona na traseira dos carros; desafiado por si mesmo ele tenta pular no carro conhecido como o mais bonito, o de Seu Manuel Valadares, um português. É pego pelo mesmo e leva um puxão de orelhas.

Passados os dias, seu Valadares encontra Zezé com o pé machucado por um vidro e tendo dó do menino, leva-o à farmácia para que fosse cuidado.

Com o passar dos dias, Portuga (apelido dado por Zezé) e o menino tornam-se grandes amigos, pois o português tem dó da situação do menino e, o enxergando como filho, o leva para passear e anda com ele para todos os lugares.

Até que um dia uma tragédia aconteceu, Portuga estando em seu taxi é acertado pelo trem na travessia e acaba morrendo; Zezé, ao saber da notícia, fica muito doente por saber que perdeu seu amigo e depois de um longo tempo com sua saúde abalada ele se recupera e segue sua vida.

Com tudo percebe-se a sensibilidade da história desse menino, que apesar de triste, procura sempre driblar as dificuldades da vida com sua imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário