29 de agosto de 2016

Interpretação subjetiva da comunicação nas organizações

A transmissão de informações de uma pessoa para outra, assim como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como comunicação. Nas organizações a comunicação sempre abrangeu um amplo conjunto de atividades, ações e também estratégias, que visam manter a imagem da empresa de acordo com o seu público alvo. Isto acaba levando para uma finalidade com enfoque na postura ética e social diante das divulgações dos serviços das empresas.
Segundo Chiavenato (2000, p. 142), “Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou”. A comunicação possui grande valia e afeta diretamente o desempenho dos colaboradores, portanto uma informação passada de forma adequada e objetiva resultará em uma atividade bem executada, melhorando a motivação, o relacionamento entre os funcionários e consequentemente o clima organizacional, eliminando as falhas e deficiências na comunicação.
Para o entendimento da comunicação possui duas viés: o entendimento objetivo e claro, como citado acima e o seu favorecimento à empresa, e o entendimento subjetivo, que é um entendimento pessoal de cada informação esclarecida. Porém, nas organizações a viés mais importante é o discurso/entendimento objetivo pois é preciso uma troca de informações claras e adequadas.
O efeito que as interpretações subjetivas acarretam são inúmeras perturbações indesejáveis que acabam prejudicando as execuções de serviços internamente, que também se refletirá externamente, causando desvio de mensagem e desentendimento de extrema gravidade. Se no momento de passagem de informações não haver compreensão, todo trabalho deve ser refeito e analisado com mais atenção para não ocorrer novamente déficit de agregação de detalhes.
A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos da empresa (MARTINIANO, 2007, p.156).

A comunicação, portanto, deve exigir credibilidade e comprometimento de ambos os transmissores, tendo o poder de criar valores e assim, ajudando-a para o futuro.


Rebecca de Souza Patrocínio   1º ciclo ADM - SP

Novo olhar: Importância ao próximo

Redação sobre o vídeo: “A maior flor do mundo- José Saramago”

A não importância com a natureza faz com que tudo passe despercebido. Um simples olhar diferente no que está ao redor da humanidade ganha uma beleza indescritível.
Com o mundo tornando-se mais industrializado a cada segundo, o desmatamento e a extinção não conseguem acompanhar e por este motivo o número de perdas dos fatores naturais crescem a todo momento. A natureza não tem que ser vista apenas como uma paisagem, nela também há e de muita importância para o viver de todos os seres humanos.
Uma beleza no mundo não é apenas os grandes prédios espelhados que são constituídos nos centros urbanos, mas uma simples flor ou planta que embelezam e revigoram tudo o que está a sua volta. Se a população reparar o que acontece ao seu redor irá dar mais valor às pequenas coisas e trará consigo um olhar revigorado de sentimentos para a preservação.
Ambientalizar o local em que se vive com mais cores da natureza e também diminuir o impacto sob o habitat natural dos seres pequenos, diminuirá o olhar embaçado que todos possuem em relação a natureza e como consequência surgirá um olhar mais abrangente e harmonioso. Assim como a vida pessoal e profissional são importantes, a vida dos pequenos animais e das plantas também são, quando o ser humano perceber isso o mundo será mais belo e com mais respeito ao próximo. 

Rebecca de Souza Patrocínio     1º ciclo ADM - SP

Autobiografia

Antes eu enxergava as coisas mascaradas
Cores frias e sem emoções
Em cada ambiente elas mudavam
Me perdia em todas percepções

Sou triste e feliz ao mesmo momento
Sou agitada e lenta constantemente
Fico parada e em constante movimento
Mas sempre agindo conscientemente

Agora com os meus óculos
Eu enxergo tudo na realidade
Sobressaindo-me sob os obstáculos

Encarando frente a frente a verdade

Rebecca de Souza Patrocínio     1º ciclo - ADM-SP