3 de setembro de 2017

Aprendendo a refletir sobre o que falamos e pensamos

Nayara Pontes Barbosa

LIVRO: Por que fazemos o que fazemos?
AUTOR: Mario Sergio Cortella
Nº PÁGINAS: 174
EDIÇÃO: 18ª

A obra de Mario Sergio Cortella nos faz refletir sobre aspectos da vida e determinadas situações que não costumamos perceber, pois às vezes temos hábitos não pensados mas que normalmente acontecem, principalmente no mundo do trabalho.

A pergunta exposta no título do livro tem o objetivo de fazer-nos pensar em nosso propósito como pessoa, ou seja, o que nos faz estarmos firmes todos os dias para enfrentar a rotina? Rotina esta que, segundo Cortella, é importantíssima seguir para manter o êxito em nossas atividades e ele explica o porquê.

Dividido entre capítulos curtos, o livro explica e exemplifica de maneira clara cada ponto de vista mencionado e fala como costuma ser nosso comportamento diante do emprego e o que devemos fazer para sermos melhores como pessoas dentro e fora da organização.

A ideia de evitarmos ser pessoas automatizadas, sem o afloramento do conhecimento e com a execução das atividades sem a devida atenção e dedicação é um tanto explicitada, remetendo as teorias do Taylorismo.

É um livro recomendável tanto para jovens que ainda estão entrando no âmbito das responsabilidades (que usualmente ainda estão assentando o seu caminho a traçar) quanto para adultos formados e idosos que já passaram por uma série de fases na vida. É bastante ressaltado que enquanto tivermos energia para uma próxima etapa a seguir, idade será apenas um detalhe.

Cortella utiliza sabiamente a filosofia para nos responder perguntas ou inquietações que temos, como por exemplo, o fato de reclamarmos da segunda-feira ou reclamar da função que executamos no trabalho, do porquê que nunca estamos satisfeitos, entre outros hábitos que geralmente não paramos para fazer uma reflexão fundamentada.

De modo geral, o autor alcança o objetivo de ir diretamente ao ponto, no máximo dando alguns exemplos de suas próprias experiências, sem fazer rodeios para que sua mensagem seja transmitida com excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário