17 de abril de 2017

A influência da tecnologia a partir do século XXI

Nayara Pontes


Todos nós que passamos pela transição do século XX para o século XXI, percebemos nitidamente a progressão dos avanços tecnológicos e o quanto esses afetaram nossa vida pessoal e profissional. Não há como negar que a sociedade adquiriu muito mais facilidades e ganho de tempo com a tecnologia, pois facilitou muito na busca de informações e, consequentemente, se tornou um meio muito mais eficiente e dinâmico para a maioria das atividades no cotidiano.
Entretanto, cada vez mais surge uma dependência a tal ponto que a presença do ser humano começa a ser substituída por aparelhos eletrônicos. De acordo com as observações da psicoterapeuta Maura de Albanesi, o uso indiscriminado sem se preocupar com os vícios de comportamento que a tecnologia pode oferecer é prejudicial e traz alguns pontos negativos, como por exemplo: sensação de solidão, perda de tempo sem perceber, aumento de conversas paralelas, estímulo à inveja e o aumento da timidez.
Ela argumenta que é importante avaliar quais são os reais benefícios que a tecnologia nos oferece, até que ponto ela pode nos fazer bem e aponta que devemos provocar questionamentos internos para repararmos quais são os nossos sentimentos em relação à nossa vida dentro das redes.
Levando em consideração estes aspectos, é notável que os avanços vieram de maneira incontrolável para a sociedade e cabe à esta estabelecer o controle para haver uma harmonia entre o homem e às inovações que vêm surgindo a cada ano, sem causar defasagens nos comportamentos e formação individual de cada um.