8 de novembro de 2016

Os benefícios do café

É popularmente conhecido que o café dispõe mais disposição e melhora o desempenho, a bebida acelera o sistema nervoso central, com isso a pessoa se sente mais enérgica e alerta. Porém os efeitos do café não se limitam apenas a te deixar acordado por mais tempo, o consumo dessa iguaria trás vários benefícios, cientistas tem estudado os efeitos da cafeína por anos e descobriram muitas coisas interessantes.
Por exemplo, o café faz bem para a memória e consequentemente reduz o risco de doenças como o Alzheimer, foi chegada a essa descoberta após um estudo feito na Universidade Johns Hopkins de Baltimore, EUA. O estudo testou a memória de 160 voluntários por 24 horas e nele estavam incluídas pessoas que não tomavam café com frequência. Durante o experimento, foi observado que os voluntários que tomaram comprimidos de cafeína tiveram um resultado melhor do que aqueles que não tomaram. Michel Yassa, líder do estudo, concluiu que a cafeína ajuda no processo de consolidação da memória, porém não ajuda na recuperação de memória.
No estudo publicado pelo British Medical Journal consta que motoristas que consomem café correm menos risco de se envolver em acidentes, mas já é bom alertar que o efeito estimulante do café não deve ser considerado como um substituto do sono. Os cientistas acompanharam cerca de 1050 motoristas e cada um deles devia dirigir um caminhão de 10 toneladas percorrendo com ele uma distância de 200 km, dentre esses motoristas, um pouco mais da metade já havia se envolvido em um acidente de trânsito. Foi considerado peso, consumo de álcool, rotinas de trabalho, exercícios e sono dos voluntários e os resultados mostraram que os motoristas que consumiram café tinham uma probabilidade 63% menor de dormir ao volante.
Também foi constatado que o consumo de café pode reduzir o risco de suicídio, os cientistas envolvidos no experimento são da Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard. Foram analisadas três grandes pesquisas feitas nos Estados Unidos entre 1988 até 2008 e os mais 200 mil participantes foram divididos entre consumidores de café e, claro, os não-consumidores. Foi revelado que as chances de suicídio caíram pela metade entre os adultos que consumiam entre duas a quatro xícaras de café por dia, isso acontece, pois como a cafeína estimula o sistema nervoso central ela acaba agindo como um antidepressivo com o aumento da produção de neurotransmissores no cérebro. Porém os cientistas também disseram que o consumo exagerado de café pode causar efeitos colaterais em pessoas depressivas.
Uma das doenças mais temidas pelo ser humano também pode ser evitada pelo café, o câncer. O estudo foi feito pela University of Southern California de Los Angeles e nele foi concluído que beber três xícaras de café por dia pode reduzir a chance de câncer no fígado em até 29%, o consumo de quatro xícaras de café aumenta a porcentagem para 42%. O estudo incluiu 179.890 pessoas nos EUA e os voluntários foram acompanhados por 18 anos para que os cientistas analisassem o comportamento das pessoas e o quanto de café elas consumiam. Dentre outros tipos de câncer que o café ajuda a combater podemos citar o câncer de próstata, pois de acordo estudo da Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard, homens que tomam seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% de contrair a doença, e também o câncer de mama de acordo com pesquisa da Breast Cancer Research, os cientistas analisaram o caso de 6000 mulheres que já tinham entrado em menopausa e dentre as que tomavam cinco ou mais xícaras de café, o risco de câncer de mama era reduzido em 57% comparado às mulheres que não tomavam mais que uma xícara.
Outra doença que o café ajuda a combater é a diabetes tipo 2, em mais um estudo da Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard os pesquisadores concluíram que o consumo de ao menos uma xícara de café já é o suficiente para reduzir o risco de adoecer em 11%, a pesquisa examinou dados de 100000 pessoas ao longo de vinte anos e as que tinham o costume previamente descrito apresentaram esse melhora, ao contrário daqueles que não tinham o hábito de tomar café, essas pessoas elevaram o risco de contrair diabetes em até 17%.

Inúmeras descobertas sobre os benefícios do café e da cafeína foram feitas ao longo dos anos e aqui estão só algumas delas, além de um ótimo estimulante e extremamente relaxante, o café é também um grande aliado no combate de inúmeros problemas não só do corpo humano como também do dia-a-dia, afinal é sempre bom tomar uma xícara de café para relaxar ainda mais depois de todas essas descobertas.

Larissa Tavares 

A importância da leitura

Atualmente no mundo em que vivemos estamos cercados de textos informacionais, comerciais, virtuais, entre outros.
Muitos desconhecem a leitura relaxante e rica de informações que existe tão próxima a nós por falta de divulgação ou influência.
São hábitos que muitos não adquiriram por falta de conhecimento de como a leitura pode ser benéfica em nossas vidas.
Através da leitura nos conectamos a um mundo novo e cheio de surpresas. Em apenas um livro podemos conhecer a experiência, a vida de uma pessoa e sentimentos que muitas vezes não são captados através de imagens. Também coletamos conhecimentos que não temos acesso, como culturas, tradições, religiões e hábitos de outras sociedades ou de povos já extintos.
Nos dias atuais de globalização, trabalhar com estrangeiros ou mesmo trabalhar em outros países tornou-se frequente. Mas o fato de conhecer outras culturas evita alguns constrangimentos causados por ações indelicadas ou impróprias.

Um fato simples de obter esses conhecimentos poderá mudar um ambiente de trabalho, momentos, como entrevistas e acordos, a sobrevivência, entre muitas outras coisas.

Larissa Tavares