13 de abril de 2018

O avanço da tecnologia e a redução da pobreza


João Vitor Selis dos Santos


Nos encontramos em meio a maior revolução de informação e comunicação da história da humanidade. Aproximadamente, 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet e novos usuários entram online todos os dias. Computadores se tornaram tão pequenos ao ponto de caberem em nossos bolsos. Um grande fluxo de trocas ocorre na rede mundial, tanto trocas materiais, quanto imateriais. A facilidade no compartilhamento de informação nos propicia uma maior taxa de inovação tecnológica, e com isto temos um crescimento constante e exponencial.

Para fins de exemplificação, podemos começar mencionando um famoso gráfico em forma de "bastão de hockey", do projeto Our World in Data, sobre a prosperidade humana. Ele mostra a criação de riqueza. Apresentando a evolução do PIB real per capita para vários países e para o mundo, desde o ano 1.000.
Mas o fator de maior relevância que deve ser observado neste gráfico é o último período de 200 anos, começando no século 19 e seguindo até os dias atuais. Pôde ser observado que: o ponto de virada coincide exatamente com a Revolução Industrial. A adoção de bens de capital movimentados por motores à vapor, em conjunto com outras tecnologias, ajudaram a aumentar a produtividade e desencadearam uma revolução no bem-estar humano ao redor do globo.
Revoluções tecnológicas seguiram-se, e hoje nos encontramos para discutir e aplicar uma nova, denominada: Revolução Industrial 4.0. Um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação.
Esse avanço na tecnologia tem proporcionado um aumento real na produtividade e consequentemente a redução da pobreza, como é mostrado em outros gráficos, também do projeto Our World in Data. A pobreza extrema está em declínio, ao mesmo tempo em que a população mundial está aumentando. Afinal, segundo os dados, hoje, uma pessoa sai da pobreza extrema cada vez mais, graças a melhoria dos sistemas econômicos, a um maior conhecimento adquirido e as melhores e mais baratas tecnologias.

Transformando problemas em oportunidades



Maria Julia Viana Araujo  


O termo resiliência caracteriza-se pelo nível de resistência que um material pode suportar em relação às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem danos. Na administração, esse conceito faz parte do processo de gestão e mudanças. É de extrema importância possuir resiliência, uma vez que diz respeito a capacidade de tomar decisões para minimizar conflitos tanto na vida pessoal quanto na profissional.
  As circunstâncias externas quase sempre não podem ser controladas, como por exemplo a morte de um familiar, uma traição ou a perda de um emprego, e para essas situações é essencial manter o controle para que não torne-se um problema de larga escala.
  No campo profissional essa habilidade tornou-se mais requisitada. Almeja-se alguém que transforme problemas em oportunidades, focando assim em soluções e resultados. Os indivíduos que colocam em prática a resiliência amadurecem emocionalmente e ficam mais fortes.
   Sendo assim, para obter resiliência no campo pessoal é necessário ouvir, ter empatia e aprender com experiências de vida. Em relação ao campo profissional, é necessário que haja uma comunhão entre a organização, que deve possuir o papel de auxiliar e criar programas para o desenvolvimento da resiliência em seus auxiliares, e assim, os profissionais devem trabalhar almejando que as circunstâncias sempre terminarão bem.

Resiliência - Um novo dia


Yvina de Andrade Ferreira

 Um belo dia, te acordam batendo na porta de seu quarto e dizem:
    -"Olha só! A nova adulta da casa!"
 E a partir daí você passa a participar dos altos e baixos da vida com mais frequência e eles terão maior impacto sobre você.
   Levante, coma, pegue ônibus, metrô, sinta-se realizada em seu novo emprego! Pense: "Sou adulta".
    Vá para o almoço, volte, bata ponto e sem atraso. Passou na faculdade! Alguém da família que terá Ensino Superior!
    Agora estude, mas também trabalhe e pague as contas. Esse mês a clientela foi fraca, sua mãe precisará da sua ajuda.
    O cansaço chega, mas a autoconfiança te empurra e grita: "Força! Você consegue!". E por mais 2 anos ela grita, mais 5 anos ela berra, no 10º ano, ela começa a ficar rouca.
    Levante, coma, pegue ônibus, metrô, trabalhe, pense no que poderia ter sido e no que realmente será...
     De fundo, você ouve uma voz conhecida, sente um abraço amigo, ele te fortalece, volta a te empurrar e grita: "Mude! Corra! Faça mais coisas ao seu favor!". Então você vê que naquela sua rotina nada mais será rotineiro.
      Levante, ajude sua mãe, motive-se no trabalho, seja proativo e melhore a equipe, empurre-os e grite: "Nós conseguimos!"
 Veja, sinta, conheça e saiba que o mundo é maior que o comum, é mais que fraqueza, é harmonia, bem e mal, é transformação todos os dias. É fazer a diferença em sua própria vida, mas ter o conhecimento de que nem sempre será apenas luz.
Afinal, para ter um pouco de luz, é preciso passar pelas trevas.