17 de março de 2016

Resumo do livro: O diário de Anne Frank

A luta pela sobrevivência

JOÃO VITOR ALVES DE SOUSA – RA: 321150393

Anne Frank é uma menina judia que vivia em Amsterdã, Holanda, com seus pais e sua irmã, de onde tiveram que sair às pressas devido à 2ª guerra mundial e aos Alemães que perseguiam judeus para levarem aos campos de concentração, por ordens do Nazista Adolf Hitler. Anne e sua família foram para um sótão e cômodos improvisados em uma empresa em que seu pai havia trabalhado. O dono e amigos ajudavam a família Frank com os suprimentos necessários para sobreviverem.
Alguns dias depois, chegou mais uma família judia que também estava fugindo dos Alemães, conhecidos como a família Van Daan, mas a relação entre a Sra. Van Daan e Anne não era das melhores, sempre havia discussões. A relação entre sua irmã e sua mãe também não era das melhores, o único que a compreendia era seu pai, com o qual passava a maior parte do dia, na maioria das vezes estudando francês, matemática etc., já que não havia muitas coisas para fazer naqueles cômodos, nos quais deveriam permanecer sem chamar a atenção dos vizinhos.
Alguns meses depois, chegou mais um judeu, conhecido como Dussel, dentista que também estava fugindo dos Alemães, com o qual teve que dividir o quarto com Anne, que não ficou muito feliz com a decisão tomada pelo pai.
Com o passar do tempo, a dificuldade das oito pessoas aumentava, as roupas já estavam gastas e curtas, a comida era estragada e para piorar estava havendo bombardeios aéreos nas cidades vizinhas de Amsterdã, com o qual deixava todos em silêncio e amedrontados. Como consequência, houve noites mal dormidas.
Após alguns dias, foram suspensos os bombardeios, por questão política que Hitler estava enfrentando. A partir de então, todos voltaram a rotinas entediantes. Anne já era acostumada com tédio, o que a distraia eram seus livros e seu diário que chamava de Kity, uma espécie de amiga imaginaria, já que se sentia solitária por não ter uma pessoa para desabafar e também para amar e ser amada, já que sua mãe lhe desprezava e só o pai a compreendia, mas a preferência sempre tinha sido sua irmã, Margot.
Com a convivência, Anne acabou se apaixonando por Peter, filho dos Srs. Van Daan, com o qual trocou beijos escondidos. O amor entre ambos aumentava com o passar dos dias, por isso, Anne enfrentou seu pai para ficar ao lado do seu verdadeiro e único amor.
Em agosto de 1944, a família Frank, Van Daan e Dussel foram descobertos pelos nazistas. Cada um foi levado para um destino diferente. Anne e sua irmã foram levadas para um campo de concentração na Alemanha, ambas morrem por epidemia de tifo. O único que sobreviveu foi seu pai, que dedicou o restante de sua vida em memória à filha, falecido em 1980.

Hoje, Anne Frank é conhecida mundialmente, seu diário foi traduzido para várias línguas e milhões de cópias foram vendidas. Meses antes de ser levada pelos nazistas, Anne escreveu uma frase que até hoje é lembrada: “Quero continuar vivendo depois da morte”.  

A faixa etária dos programas televisivos no Brasil

Os programas televisivos são os principais meios de comunicação onde todas as classes sociais por meio de diversas faixas etárias tem o livre acesso, basta ter uma televisão e uma antena em sua residência e ela terá muita interatividade e conteúdo. A maioria da população Brasileira já assistiu diversas novelas e séries que deixam lembranças e saudades até os dias atuais, diversos programas brasileiros deixaram de transmitir novelas e séries encantadoras. Hoje em dia, mostram cenas vulgares e palavras indevidas, inclusive no horário nobre, mostrando para nossas crianças e para a juventude o lado errado da educação que elas devem receber.
A causa desse problema é uma grande demanda de audiência de conteúdo para adultos, mas a falta de organização na transmissão desse conteúdo deixa a mostra um conteúdo proibido. Um exemplo seria cenas de novelas que podem insinuar crianças a cometerem roubos, estupros e outros crimes. A maioria dos noticiários brasileiros somente fala em crimes e homicídios, na maioria dos casos mostram cenas brutais de assassinato, isso leva a criança ter uma má influência na parte psicológica.

E no futuro isso pode trazer consequências irreversíveis para toda a sociedade brasileira, se os pais não tiverem o controle do que as crianças assistem na televisão elas poderão ter um instinto agressivo, e através da má influência de algumas pessoas pode fazer elas a cometerem crimes e entrarem para o crime organizado. Isso só aumentaria a margem de crimes das grandes cidades brasileiras.

Uma possível solução seria a conscientização de pais e responsáveis, junto com a imprensa brasileira e os políticos para criarem leis evitando para controlar a programação e que transmitir no horário da televisão brasileira e limitar a transmissão de crimes bárbaros no noticiário do horário. Os pais terem consciência e colocar limites no que as crianças assistem na televisão, isso ajudaria um pouco a diminuir o índices de violência nas cidades brasileiras.

Guilherme Aguiar