16 de outubro de 2018

Bienal de São Paulo


Você já foi em uma Bienal de SP? Para você que desconhece deste evento cultural, a Bienal nada mais é do que um dos principais eventos de arte internacional, incluindo exposições, galerias, projetos artísticos e muito mais!
A Bienal está na 33° Edição, com muito conteúdo para seus visitantes.
A Bienal de São Paulo 2018, que iniciou-se no dia 7 de setembro e se realizará até o dia 9 de dezembro, tem como tema principal “Afinidades Afetivas”, abrindo e dando liberdade ao olhar do público/visitante diante das obras.
Para saber em mais detalhes sobre as datas e quais exposições estão sendo apresentadas, entre no site www.bienal.org.br/agenda
Aproveite, são momentos de lazer e cultura que com certeza irão te agregar e trazer experiências positivas!

NÃO MATE SEUS SONHOS


Iago Cordeiro


Sonhe, sonhe alto, sonhe todos os dias!
Sonhe tanto, a ponto de alguém olhar para você 
e dizer, "olha lá, lá vai o sonhador", e que ao escutar isso, você, mais que ninguém, se identifique.
Quem disse que ser um sonhador é ruim? Quem sonha acredita, e quem acredita, espera!
Não tenha medo de sonhar, tenha medo de não poder sonhar.
Siga o contrário do fluxo, não mate seus sonhos pelo fato de não terem sido realizados no hoje, a pressa é realmente inimiga da perfeição.
Não apague a chama dos seus sonhos, deixe a brasa queimando ai dentro
do seu peito, que com o soprar do tempo a chama vai ascender de novo.
Decida! Você quer seguir sendo um cemitério de sonhos
ou um jardim com flores representando eles realizados?

“Todo mundo merece uma grande história de amor”

Mateus Freitas da Silva


  Após assistir ao filme no cinema, criei uma curiosidade imensa para ler a obra que havia servido como inspiração para a trama cinematográfica. E acabei me apaixonando também pelo livro.
  Escrito pela autora Becky Albertalli, o livro narra a história de um garoto de 16 anos que ainda não se revelou gay, mas que também não vê a necessidade para sair do armário tão cedo. Vivendo a fase das descobertas do ensino médio, Simon conhece um garoto na internet, cuja identidade é desconhecida e que utiliza um pseudônimo denominado Blue, fazendo o coração de Simon se apaixonar pelo o mesmo.
  Simon e Blue trocam e-mails diariamente sem se identificarem, e é notável que ambos estão apaixonados um pelo o outro e sonham com o dia em que irão se abraçar, porém Blue ainda não se sente preparado para revelar a sua verdadeira identidade.
  A história começa um tempo depois de Simon e Blue já terem se conhecido virtualmente, e a drama nasce após uns dos colegas de Simon, chamado Martin, descobrir essa relação secreta e utilizar isso a seu favor, o chantageando para conseguir um encontro com uma das amigas de Simon.
  O Livro narra o romance de forma leve e de um ponto de vista adolescente com momentos fofos e engraçados, e garanto que, o final é extremante encantador.
  Mas o livro vai muito além de uma simples história, ele abre portas para tratar sobre a sexualidade e como isso deve ser tratado de forma natural, ainda mais na adolescência, afinal, ter um livro dedicado para o público jovem e que trata sobre esse tema, é visto como uma grande forma de representatividade para eles.
  Além do livro, indico também o filme de mesmo título lançado em 2018, que traz o ator Nick Robinson como Simon. O filme é uma comédia romântica e captura bem a essência do livro, superando as expectativas e deixando um gostinho de quero mais no final.



"O Conceito de Resiliência Aplicado ao Trabalho nas Organizações"

Gabriela de Luca Tancini

O artigo “O Conceito de Resiliência Aplicado ao Trabalho nas Organizações” aborda o significado do termo “resiliência”. Ele menciona exemplos reais da prática da resiliência dentro da arte, e por fim, contempla uma pesquisa qualitativa com gerentes que possuem dificuldades para conciliar a vida pessoal com a profissional.
De forma criativa, (porém mantendo os padrões de um artigo acadêmico, visto que o texto possui uma tese que é comprovada pela experiência da pesquisa, junto ao embasamento teórico, pois é mencionado outros autores que estudaram o tema), é abordado o campo do cinema ao mencionar o filme “Frida” e “A vida é bela”. Dessa forma, o artigo exemplifica de modo menos convencional o conceito de resiliência, e pela sua criatividade aproxima o leitor do texto.
Mesmo assim, a linguagem permanece acadêmica e a estrutura do artigo (resumo, metodologia, referencial teórico, resultados da pesquisa e conclusão) é mantida.
A partir dos resultados da pesquisa realizada com os gerentes, foi possível concluir que, poucos dos entrevistados possuíam algum tipo de hobby e muitos cediam a pressão sofrida no trabalho, alegando sintomas como: alto grau de irritabilidade, insônia, sentimentos de culpa e ansiedade. Isso mostra que, em geral, as pessoas que não buscam um mecanismo de proteção tendem a sofrer mais em situações estressantes. Como é mencionando no texto, a arte foi uma forma de Frida Kahlo superar a situação traumática de um acidente ao expressar sua dor por meio da pintura. Além disso, o artigo mostra o estudo realizado com crianças em situação de vulnerabilidade (pobreza, conflitos familiares, abuso sexual) que mesmo com as adversidades, apresentavam boa saúde mental e alto desenvolvimento pessoal. O que todas essas crianças possuíam em comum era uma figura adulta que lhes dava apoio.
É possível concluir que, a resiliência é um atributo que vem do interior do indivíduo, ou seja, “de dentro para fora”, porém é muito importante que a pessoa tenha formas de expressar o que sente em situações adversas; seja pela arte, por algum hobby ou pelo diálogo com parentes, amigos ou profissionais da psicologia. Desse modo, o indivíduo resiliente consegue compreender seus sentimentos, racionalizar e utilizar a inteligência emocional para superar ou enfrentar obstáculos ao longo da vida.