13 de novembro de 2017

Prêmio Nobel de Literatura e a importância da leitura

Ana Lucia Silva

O Nobel de Literatura é um prêmio que reconhece feitos que impactam de alguma forma na vida das pessoas. É concedido anualmente desde 1901 e analisa a obra, filosofia, estilo e mentalidade de um autor como um todo, não somente alguma obra isolada, para que assim se tenha uma avaliação mais criteriosa. Então, se nos perguntassem qual a importância do Prêmio Nobel de Literatura, o que poderíamos dizer?
A discussão sobre o quanto a leitura é importante para o aprendizado e captação de conhecimento não é atual. As constantes campanhas de apoio mostram, principalmente aos jovens, que precisam desenvolver o hábito de ler. A campanha de distribuição de livros, Apoio ao Saber, do governo de São Paulo e do Itaú, para crianças, são apenas exemplos dos esforços que têm-se colocado para que a sociedade conscientize-se do quanto a leitura e escrita são primordiais. Mas qual a relação do Prêmio Nobel com a leitura?
Ao analisarmos o prêmio e a importância da leitura, notamos que ela é tão imprescindível, que torna-se difícil não perceber o quão influente no cotidiano de muitos ela é. Um livro modifica a visão de mundo de um indivíduo; pelo direito ao acesso das mulheres à educação, uma adolescente lutou contra muitos e pela sua escrita compartilhou sua história; por palavras, alguém escreveu em detalhes sua época e as situações deploráveis que ocorriam. Seja por papel ou por meios de comunicação atuais, momentos históricos foram registrados por meio de palavras que permanecem vivas até a atualidade e permanecerão por mais muito tempo. A importância da leitura e escrita ultrapassa o quesito tempo. Ela se modifica para atender o perfil da sociedade da época.
Nos últimos anos, o significado de literatura sofreu algumas transformações. Diferente de antigamente, onde era considerado literatura somente as obras de muitas páginas, hoje outras muitas formas de literatura têm ganhado o espaço que lhes são devidos. A literatura em forma de poema e música comprovam essa mudança de pensamento. Pablo Neruda com um de seus poemas e Bob Dylan com uma de suas músicas ganharam o Nobel de Literatura, mostrando que não é impossível captar a atenção das pessoas, seja por algumas estrofes, muitas páginas ou por alguns acordes. Sempre existirá uma forma de literatura que se adeque ao seu gosto.
A leitura é algo que fornece benefícios das mais variadas formas, seja ela utilizada com finalidade de  pesquisa acadêmica ou lazer, e premiar aqueles que utilizam de outras atividades para escrever não só é gratificante como também impulsiona que esse tipo de atividade ocorra com mais frequência. Mostrar que palavras não são vazias e mudam pensamentos é a recompensa que esses autores merecem.
Além disso, uma curiosidade sobre o Nobel de Literatura é que nenhum brasileiro ainda foi premiado. Será que isso não demonstra a importância - ou a falta dela - que estamos dando à leitura e à escrita? Temos pouquíssimos escritores brasileiros, porém, existem alguns realmente talentosos que não recebem a atenção merecida e a quantidade daqueles que se tornam conhecidos é ainda menor. É agravante a forma como tratamos algo tão crucial de forma tão simplória. Mesmo que digam que escrever é um dom e ler requer paciência, essas atividades podem ser aprimoradas até tornarem-se hábitos. Para isso é necessário esforço e com tempo o "sacrifício" de ler e escrever sem ser uma obrigação será apenas um passatempo. Você nunca "perde" quando abre um livro, pois descobre um novo mundo de curiosidades e nunca é ruim escrever, pois registrar aquilo que é considerado importante para você é uma forma de arte.