3 de setembro de 2017

Alfabetização financeira e a multiplicação do dinheiro

Nayara Pontes Barbosa

LIVRO: Pai Rico Pai Pobre
AUTOR: Robert T. Kiyosaki; Sharon L. Lechter
Nº PÁGINAS: 181
EDIÇÃO: 66ª

Neste livro, Robert conta e participa da história na qual ele tem dois pais, um pobre e um rico. O pobre é o seu pai biológico, também chamado de pai instruído, além de ser um professor meramente inteligente, é um funcionário do governo com um amplo histórico acadêmico. Em relação aos estudos e trabalho, este pai tenta orientar o filho como a maioria das pessoas fazem “vá para a escola, tire boas notas e procure por um emprego seguro para ter uma boa aposentadoria”.

Já o rico é o pai de Mike, seu amigo, que é chamado assim por saber como fazer o dinheiro se multiplicar e entender tudo o que envolve negócios e investimentos; este possui uma carreira bem-sucedida com diversos bens e patrimônios.

Apesar de Robert se considerar um garoto sortudo por ter dois pais a quem pedir opiniões sobre sua formação, o caminho que realmente é seguido por ele e por Mike é o que pai rico havia lhe ensinado. Eles aprenderam a fazer com que o dinheiro trabalhasse para eles, ao invés de ser o contrário. Segundo o que diz o livro, quando trabalhamos para o dinheiro sem perceber, estamos participando da corrida dos ratos. Essa corrida é um ciclo vicioso onde a maioria das pessoas costumam entrar e quase nunca conseguem sair, ou às vezes não acham que devam sair por considerarem que já estão num emprego seguro e não devem correr nenhum tipo de risco na rotina profissional. E é assim que pai pobre pensava.

Enquanto eram apenas crianças de nove anos, tudo parecia confuso para os dois meninos, mas após adquirirem mais idade e amadurecimento na mente conseguem finalmente entender o que precisam fazer na vida para serem ricos em um curto espaço de tempo sem precisarem trabalhar para os outros. Sendo um homem formado, Robert passa seu conhecimento adiante para as outras pessoas, transformando a corrida dos ratos num jogo para o próprio aprendizado através de palestras e conselhos a quem os pedisse.

De modo geral, o livro nos traz diversas dicas de como manusear o dinheiro a fins de multiplica-lo, sendo uma delas conhecer a diferença entre ativos e passivos. Uma vez aprendido isto, fica mais fácil de entender os procedimentos que devemos fazer para crescermos financeiramente sem trabalhar arduamente. Sendo assim, é um livro recomendável para quem tem interesse em assuntos financeiros, que busca ampliar as visões sobre este meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário