20 de abril de 2018

A resiliência do coração

Mariana Aguiar



De todas as atitudes que a gente pode ter,
A resiliência é aquela que mostra
Um jeito bonito de crescer,
E também um jeito novo de florescer.

Crescer com mais emoção,
Mas saber usar a razão,
Pra manter e fortalecer a união,
Apesar do sim e do não.

Resiliência não se ensina,
Se aprende no dia a dia,
Na correria e na hora do batente.

É lição pra toda vida.
Garantia de saúde pra alma,
E também pro coração da gente.

A resiliência na vida profissional - Um desenvolvimento constante



Mariana Lima Sigaki 


Na física, resiliência é a capacidade que um objeto tem, após acumular energia, não sofrer uma ruptura quando submetido a um processo que o force. Esse conceito aplicado no dia a dia refere-se a capacidade que um ser humano tem em recuperar-se psicologicamente quando submetido às adversidades, violências e catástrofes, assim exigindo constantes esforços de adaptação.
Em uma sociedade na qual mudanças acontecem constantemente, pessoas resilientes tendem a ter mais sucesso, pois não se deixam abater por dificuldades, adaptando-se diante das mesmas. Elas pensam sempre positivo e são otimistas, conhecem seus próprios limites e possuem autoconfiança. Sabendo lidar com suas emoções, elas criam boas relações e apresentam temperança e empatia diante delas. São motivacionais e conseguem permanecer calmas em situações de stress, buscando outras alternativas.
A resiliência é um processo psicológico que desenvolve-se ao longo da vida, através da ajuda de familiares e amigos, da capacidade de fazer planos realistas e segui-los e as próprias qualidades do indivíduo em ser positivo. Na vida profissional, uma pessoa resiliente tem mais flexibilidade em lidar com situações inesperadas, em administrar sua própria emoção, em construir recursos adaptativos e aceitar a realidade, improvisando um caminho alternativo para a resolução dos problemas.
Na administração, a resiliência pode gerar competições individuais, grupais e a vitória celebrada dos mais fortes, assim ferindo os demais, mas pode também, se for iluminada por componentes éticos, contribuir para o fortalecimento das pessoas nas organizações e, assim, colaborar para a justiça organizacional e social.
Nesse contexto, a resiliência permite o desenvolvimento humano, pois ela revela no indivíduo o seu potencial, suas competências e estabilidade emocional, que no caso, é essencial no mercado de trabalho para enfrentar crises e tornar-se um bom profissional, afinal, o mesmo consegue conviver melhor com insatisfações, não deixando-se abater pelas dificuldades e buscando sempre permanecer otimista e positivo.