23 de abril de 2018

Resiliência no âmbito profissional e pessoal

João Victor Josias S. J. Santos

É de caráter inerente ao ser humano a característica de adaptar-se mediante as adversidades ao longo da vida evolutiva. Tal característica relaciona-se à capacidade que temos de enfrentar os problemas e vencer os obstáculos que sempre aparecem. A esta capacidade dá-se o nome de resiliência, termo este que vem sendo tão discutido e requisitado em âmbitos profissionais e sendo cada vez mais valorizado na vida pessoal de todos nós, tornando-se um importante aliado à nossa vida.
Como já dito, entende-se por resiliência a capacidade de adaptar-se frente às mudanças, lidar com os problemas em vida e superar os diversos obstáculos. Tais conceitos que são comumente vivenciados por todos nós diariamente; tanto em meio pessoal quanto profissional.
Todos nós temos a necessidade, que de certa forma tornou-se obrigação, de saber lidar e superar nossos problemas, que são variados, como: trânsito, horários a cumprir, contas a pagar, obrigações sociais, profissionais e familiares, pressões diversas, decepções, mudanças emocionais, aceleração do dia a dia e demais obstáculos que são apenas alguns exemplos dos quais apresenta-se no nosso cotidiano e que devemos supera-los. A ausência de resiliência em situações de estresse, como os citados, é com certeza um fator muito negativo e que só tende a piorar a situação. Para isso, é exigido que sejamos seres eficientes, multifuncionais e proativos, conceitos que são cada vez mais requisitamos pelas empresas no mercado de trabalho. Tal mercado que, ao longo dos anos, torna-se mais exigente e competitivo.
Nesse cenário, profissionais resilientes destacam-se dos demais, pois a capacidade de lidar com problemas e superá-los evidenciam e elevam as qualidades dos mesmos. Além disso, a resiliência, ou falta dela, também demonstra se uma pessoa sabe ou não trabalhar sobre pressão e se a mesma é capaz de trazer resultados e valores à empresa.
Dessa forma, pessoas resilientes ganham destaque em seus diversos meios. Ainda em âmbito profissional, o autocontrole, a pró-atividade, a temperança, a autoconfiança, o domínio emocional e persistência são virtudes bases para a resiliência. Aliás, muitas dessas virtudes são encontradas em grades líderes das organizações, havendo a necessidade de apresentarem tais características. Ademais, em momentos de crise ou precipitação, todas elas são analisadas e exigidas no indivíduo.
Em síntese, a resiliência encontra-se como uma condição que todos nós apresentamos, uns mais outros menos, pela necessidade de adaptar-se e superar os problemas que advém da evolução humana. Algumas pessoas precisam desenvolvê-la ou aperfeiçoá-la, mas o fato é que: superar os problemas é hoje um fator de sobrevivência pessoal e profissional. Portanto, essa característica é uma condição fundamental para adquirir uma vida melhor em nossa sociedade atual; e que devemos trabalhar tal competência. Embora não seja uma tarefa fácil, a resiliência nos traz diversos benefícios e nos impulsiona para alcançarmos nossos objetivos profissionais e pessoais.

Referências Bibliográficas
Referências que ajudaram na formação deste texto:
Santos, Carlos dos. “A importância da resiliência na qualidade de vida do profissional”. Disponível em: http://csconsultoriaetreinamento.com.br/artigos/import%C3%A2ncia-da-resili%C3%AAncia-na-qualidade-de-vida-do-profissional
Aragão, Soraya Rodrigues de. “Desenvolva a resiliência e dê a volta por cima”. Disponível em: http://alquimiadavida.org/desenvolva-a-resiliencia-e-de-a-volta-por-cima-em-sua-vida/
Velho, Alexandre P. “Resiliência: ferramenta essencial para o sucesso na vida pessoal e profissional”. 
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/resiliencia-ferramenta-essencial-para-o-sucesso-na-vida-pessoal-e-profissional/95462/

Wilson, Júnior. “A força do pensamento resiliente: Uma forma de guiar a vida pessoal e profissional”. Disponível em: https://medium.com/@wilsonjnior/a-for%C3%A7a-do-pensamento-resiliente-uma-forma-de-guiar-a-vida-pessoal-e-profissional-20ab054fcad8

Aplicando a resiliência na vida profissional e pessoal


Mateus Henrique Freitas Nunes

A habilidade de adaptar-se a novas situações, sendo muitas vezes problemas, e saber contorná-los sem perder a calma, é uma característica que, atualmente, é extremamente valiosa. Na sociedade, essa habilidade ganhou o nome de resiliência.
“O objetivo de contratar um funcionário resiliente é saber que ele é capaz de superar obstáculos e consegue resolver todos os tipos de problemas. Essas características acabam abrindo oportunidades dentro da empresa...” diz a proprietária da empresa Vintage Comunicação, Laís Lopes. No mercado de trabalho a resiliência mostra-se como uma ferramenta importante, uma vez que a maioria dos contratantes das organizações preferem optar por um funcionário mediamente qualificado e resiliente, do que um trabalhador altamente qualificado, mas nada resiliente. Isso mostra que, nas empresas, ter essa característica nos torna mais atraentes para aqueles que vão entrar em contato conosco, e as pessoas admiram esse tipo de personalidade.
 O termo resiliência quer dizer em seu significado original, na Física, o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões e a capacidade de retornar ao estado original sem danos ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra e criou o termo resiliência psicológica, que indica como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Na vida pessoal, ter resiliência faz com que atraiamos pessoas para o nosso círculo de convivência, pois elas acabam por ter alguém que poderão contar, afinal, se algum dia houver um problema, serão seres que saberão lidar melhor com as dificuldades e controlar as emoções; e isso faz com que nos tornemos pessoas valorizadas.
 Segundo o artigo da especialista e doutoranda Rosana Angst, pessoas resilientes tem características básicas como: autoestima positiva, habilidades de dar e receber em relações humanas, disciplina, responsabilidade, receptividade, interesse, tolerância ao sofrimento e muitas outras.
Logo, pode-se concluir que há várias características que fazem de um ser extremamente valoroso para o convívio em sociedade. Todas elas somadas podem ser o que chamamos de resiliência, que talvez, seja a ferramenta mais importante para uma sociedade cordial.

BIBLIOGRAFIA
ANGST, R. Psicologia e Resiliência: Uma revisão de literatura. Artigo acadêmico
LOPES, L. Saiba a importância de resiliência no mercado de trabalho. Freesider

A importância da resiliência no mercado de trabalho


Katlyn Darc Granzoto

Atualmente estamos vivendo em meio a falta de tempo. Um dia com 24 horas não é suficiente para grande parte das pessoas conseguirem cumprir com suas determinadas tarefas e objetivos. Isso afeta de uma maneira negativa o meio corporativo, já que a pressão que os funcionários recebem todos os dias para alcançarem resultados dentro de um cenário altamente competitivo, é grande.
            Essa situação acaba gerando um alto nível de estresse, e para não sair do eixo, é preciso ser resiliente. Logo, você saberá abstrair as coisas negativas, recuperar-se rapidamente delas e conseguir tirar desses momentos difíceis apenas aquilo que lhe tornará mais experiente, assim, encarando os próximos desafios que ainda estão por vir.
            A princípio, resiliência era uma palavra apenas usada na ciência, mas logo foi possível conseguir aplica-la para a vida e os relacionamentos interpessoais dos seres humanos. Uma pessoa não nasce sabendo ser resiliente, essa é uma característica que desenvolve-se aos poucos e deve ser trabalhada todos os dias. Um profissional resiliente, por saber lidar com pressões externas, consegue transformar desafios em oportunidades de autodesenvolvimento, e isso torna-o proativo, já que, caso apareça algum problema, ele tomará a iniciativa para resolve-lo.
            Além disso, saber gerenciar suas emoções é fundamental no processo de resiliência. É importante não deixar que os acontecimentos ruins tomem conta de suas emoções, pois o resultado final daquilo que se está fazendo depende de um profissional focado, que não se influencia pelos sentimentos envolvidos em um determinado momento de extrema tensão. Outro fator a ser considerado é de que o profissional deve possuir empatia e flexibilidade ao lidar com as pessoas que estão no seu meio de trabalho.
            Em suma, a cada dia que passa torna-se mais importante ser resiliente para atuar no mercado de trabalho. E essa característica depende muito do autoconhecimento, já que é necessário conhecer seus limites e usa-los de forma positiva, sempre buscando ser otimista e observar os obstáculos por ângulos diferentes, mesmo quando a situação exige tomadas de decisões rápidas.


Resiliência na vida pessoal e profissional


Amanda Nunes da Silva


O termo Resiliência quer dizer, em seu significado original (na Física), a capacidade de resistência de um material voltar a sua forma original, sem nenhum dano ou ruptura, mesmo após fortes impactos.
Na psicologia, é a capacidade de lidar com seus problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão.

Já na Administração, é considerado resiliente a pessoa que, ao passar por um momento de dificuldade, consegue reerguer-se e sair vencedora.
A Resiliência é uma habilidade que, se desenvolvida, conta como uma grande vantagem competitiva no mercado. Conhecer suas limitações e trabalhar para ampliar suas potencialidades, a fim de compreender o que acontece ao seu redor e lidar com as situações de maneira coerente e produtiva, é importante para um profissional.
Uma vez que você possui essas habilidades, você é um profissional bem visto no mercado, com grandes chances de estar na frente de seus concorrentes.
As empresas buscam por colaboradores que resolvam seus problemas de forma racional, que saibam lidar com erros e que busquem melhorar e evoluir sempre.
Uma pessoa resiliente é um ser criativo, de equilíbrio emocional e grande capacidade de adaptação, tendo uma autoestima sólida e uma visão otimista diante dos fatos e sabe como autodefender-se.
Logo, é importante se atentar ao seu perfil profissional e pessoal, buscando cada vez mais e continuamente melhorias para si próprio, tanto em seu preparo técnico quanto psicológico, para a resolução de qualquer problema.

“Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será!” - Roger Stankewsk.