7 de maio de 2017

A importância da leitura

Roberta Campos


A vida é um livro composto de capítulos e subcapítulos dos mais diversos temas, escrito por um autor que muitos conhecem; embora não se saiba ao certo seu nome ou sua verdadeira aparência, uma vez que Ele pode aparecer e assinar suas obras de diversas formas. Cabe a nós sabermos ler e interpretar esse complexo livro.

Quando se é criança tudo é novidade em relação a tantas linguagens verbais e não verbais que a circulam. Aos poucos ela vai se desenvolvendo e se tornando apta a descobrir novos horizontes através da alfabetização.

De palavra em palavra a criança começa a ler e, consequentemente, sua percepção em relação ao mundo cresce. Desta forma ao longo de seu aprendizado, aquele serzinho começa a descobrir o mundo de forma mais profunda, assim os dados e informações descobertas passam a fazer sentido e a auxiliar na formação daquele ser.

Pode-se afirmar que, quando o ser humano começa a ler, independente da idade, esse passa a ter mais autonomia, se torna mais forte e fica mais próximo de se tornar um indivíduo astuto. Vale ressaltar que para aqueles que ensinam outras pessoas a ler, pode-se afirmar que é um ato nobre, uma vez que tal pessoa estará auxiliando no desenvolvimento e comunicação do indivíduo, ou seja, estará contribuindo na leitura e interpretação das páginas do seu próprio livro.

À medida que se vai crescendo, a leitura torna-se essencial para o desenvolvimento do intelecto, melhoria na escrita, estímulo ao raciocínio e aprimoramento na capacidade interpretativa. Resultando assim na formação de opiniões bem fundamentadas para tomadas de decisão e em uma comunicação eficaz nos ambientes escolares, profissionais, familiares, sociais e em relacionamentos.

Na correria do dia-a-dia pode acontecer de a leitura espontânea ser rara. A dica é começar por assuntos de agrado pessoal e que serão úteis para colocar em prática nos ambientes de convívio.