31 de março de 2016

O que é que Dorival Caymmi tem?


Filho de Durval Henrique Caymmi, descendente de italiano e Aurelina Soares Caymmi, descendente de portugueses e africanos, Dorival Caymmi nascera em 30 de abril de 1914, em Salvador, na Bahia. Caymmi cresceu em meio à música: seu pai era violinista, pianista e bandolinista. E desde pequeno Dorival Caymmi cantava no coro da igreja. 

Conhecido por cantar e exaltar as tradições e histórias da Bahia, o cantor é considerado um dos mais aclamados compositores da Música Popular Brasileira. Carreira da qual começara cedo: dos 13 aos 16 anos, Caymmi aprendera, sem a ajuda de seu pai ou de qualquer outro, a tocar violão. A partir dai passa a compor suas primeiras músicas, para destaque a toada “No Sertão”. Anos depois, Caymmi estreara na Rádio Clube da Bahia, onde cantava e tocava violão. E, aos 21 anos, o compositor conquistara seu primeiro programa, conhecido como “Caymmi e suas Canções Praieiras”.

Dorival Caymmi
Dorival Caymmi buscava por desafios, não se contentara com o que tinha. Partindo, então, em 1937 para o Rio de Janeiro, onde iria realizar um curso preparatório de Direito, para conseguir uma vaga como jornalista. Ainda assim, Caymmi continuara a compor e a cantar, passando a se apresentar em 1938 como calouro na Rádio TUPI. 

Uma das canções mais conhecidas por descrever toda a beleza da Bahia, “O que é que a baiana tem”, levara o cantor ao auge de sua carreira, nacional e internacional, uma vez que a música fora tema do filme “Banana da Terra” e a responsável por consagrar internacionalmente a cantora Carmem Miranda. Afinal, quem pelo mundo a fora nunca presenciou a imagem de uma bela mulher portuguesa carregando na cabeça um arranjo de frutas?
Dorival Caymmi e Carmem Miranda
E com essa música, Dorival consagrou a sua fama. Não deixando de celebrar as belezas de sua Bahia, em setembro de 1939, Caymmi passou a compor sobre o mar, entre elas “Rainha do Mar”, “Promessas de Pescador” e “O Mar”.

Para ele faltara apenas uma companheira, que apareceu quando Caymmi passou a trabalhar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Stella Maris fora esta mulher, com quem o compositor casara e tivera três filhos: Danilo, Dori e Nana. Todos seguiram os passos dos pais, e se tornaram músicos. 

O cantor decide a partir dos anos 40, se dedicar ao estilo de música samba-canção. Fase da qual originou a música “Marina”, em 1947 e lhe trouxe um grande amigo também conhecido por escrever romances e descrever as belezas e casos da Bahia, Jorge Amado. 

Algumas das obras do escritor, levou a composição de músicas como “É doce morrer no mar”, “Modinha para Gabriela” e “Retirantes”. 

Nos anos 50, surgira um outro cantor baiano na vida de Caymmi, João Gilberto, que fora o responsável por gravar e levar a composição de Dorival para a Bossa-Nova, com as músicas “Rosa Morena” e “Saudade da Bahia”. João Gilberto não fora apenas o propagador do reconhecimento de sua música pelo mundo da Bossa-Nova, pois fora, também, o responsável pela amizade que surgira entre Dorival Caymmi e Tom Jobim.

Dorival Caymmi e seu querido amigo, Tom Jobim
O compositor morrera aos 94 anos de insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, deixando cerca de 120 canções, distribuídas em 20 discos. Número do qual é considerado baixo para os dias atuais. Porém, para Caetano Veloso, uma coisa é certa: “É verdade que Caymmi compôs pouco mais de 100 músicas, mas todas são obras-primas. Quem é o compositor que pode se dar a esse luxo? Eu queira ser um preguiçoso assim”. Sendo consideradas suas canções como obras-primas, Dorival conquistara diversos prêmios mundo a fora.

As homenagens e reconhecimento por suas “obras-primas” continuam no ano de seu centenário. Entre elas está à gravação do disco “Dorival Caymmi -  Centenário”, da qual reuniu os clássicos de Caymmi, nas vozes de seus três filhos, Nana, Dori e Danilo, com a presença de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

Juliana Zocatelli