23 de maio de 2017

Desvendando a leitura

Kimberly Candido


Para muitos, o universo da leitura ainda é um terreno desconhecido e até mesmo evitado. O que eles não sabem, é que a habilidade de ler um livro não é algum tipo de dom ou poder especial: é tudo questão de prática.

Ler abre os horizontes, mesmo sem sair do lugar. Transforma uma pessoa por dentro, diverte e informa. Lendo, podemos desenvolver nosso raciocínio lógico e exercitar a memória, de forma que não somente beneficie o cérebro, como também aumente a qualidade de vida. Com isso, a habilidade de discursar e se comunicar em qualquer ocasião aumentam muito; algo que, principalmente no mercado de trabalho, é imprescindível.

Ninguém gosta de estar por fora em uma conversa, discussão ou debate. Para se ter uma argumentação mais embasada é necessário ler não apenas as manchetes; é preciso de fato conhecer e entender o que se está falando. O poder de persuasão, via de regra, é proveniente da boa fala e da boa argumentação. Além de desenvolver o senso crítico, a leitura pode somar muito para a criatividade, aumentar o vocabulário e, com isso, também tornar a escrita melhor.

A leitura pode não ser sobre assuntos técnicos ou aqueles textos de mil páginas – embora também sejam muito necessários. Basta que desperte seu interesse e já terá efeitos muito positivos em sua saúde mental e desenvolvimento intelectual. Também é preciso lembrar que para ter qualidade no que se lê, é necessário entender, refletir e absorver a mensagem que a obra nos proporciona. Ler centenas de livros e não tirar nenhuma lição destes é enganar a si mesmo. A leitura de livros de qualquer gênero, seja em qual formato for – virtual ou físico – tem muito a acrescentar em nossas vidas, basta que estejamos atentos e de braços abertos para o que cada obra tem a nos oferecer.