10 de novembro de 2017

Era da inovação

Giovana Guimarães

A palestra Experiência e Startup, apresentada por Benício José de Oliveira Filho e pelo ex-aluno Thiago Yokoyama no dia 09/10/2017, no Centro Universitário da FEI (campus São Bernardo do Campo) abordou um tema muito comentado nos cursos de administração: a implantação das startups no Brasil.
Benício enfatizou que o modo de administrar uma startup é muito diferente da maneira tradicional de se administrar uma empresa. Alguns aspectos que a diferencia são: focar no problema das pessoas e gerar valor para resolvê-los; vender experiências juntamente com os produtos comercializados; e a premissa de que a empresa precisa se conectar com as pessoas pela emoção, sempre se questionando: Como eu posso solucionar os problemas existentes, de forma
rápida e eficaz ?
Ele também comentou sobre as necessidades e exigências para se tornar um empreendedor, bem como suas principais características, focando na liderança em quem influencia, e o fato de que o empreendedor deve se incomodar com respostas óbvias e sempre procurar o contrário, criando novos mercados e novas demandas de produção.
O segundo palestrante (ex aluno da FEI) abordou mais o termo de investidor-anjo, que são investidores que apostam em startups e empresas com potencial tecnológico avançado, afirmando brevemente que o investidor deve se basear no pensamento lógico e assertivo, mesmo tendo ciência que o futuro é imprevisível. Thiago afirma também que deve-se entender a dor dos seus clientes e a real necessidade de uma solução, validando suas idéias, acompanhando o processo de execução, bem como crescimento e escala de produção.
Ele também cita os auxiliadores corporativos, que são um grupo de investidores-anjo interessados em tecnologia e rápida resolução de problemas, e como podemos tirar a idéia de uma empresa do papel com o mecanismo CANVAS, disponível na internet. Ainda afirma que todas as idéias viáveis devem ser colocadas em prática e que se faz necessário a fabricação de itens/mecanismos que auxiliam
no cotidiano dos clientes.
Esta palestra é aconselhada a estudantes de administração, engenharia, publicidade, marketing, economia e técnicos gestores por abranger um conteúdo que é de extrema importância para estas áreas: a inovação; pois é ela quem construirá a nova era da tecnologia e criará novos tipos de empregos e sistemas.
O palestrante explicou de maneira dinâmica a definição de uma empresa considerada startup e como ela pode surgir atravez de investidores-anjo.