2 de dezembro de 2016

Espírito democrático


 Nos últimos anos a situação política brasileira vem regredindo no que diz respeito à moralidade. Os discursos éticos estão confrontando-se com uma realidade negativa desmotivando a população a acreditar e confiar que existirá algum representante eleito capaz de produzir mudanças, defendendo a verdadeira democracia que tem como uma de suas definições a “soberania do Povo” O papel desempenhado pela policia federal nas investigações nos casos de corrupção, produz nos cidadãos o sentimento de que não existe pessoa acima da Lei, e que o poder  judiciário não se curvará diante de influências políticas, que promovem a degradação econômica e política do Brasil.
O maior caminho para promover desenvolvimento cultural, social e econômico de um país, se dá através da educação, mas nossos governantes não se preocupam em lutar para assegurar uma educação de qualidade e transformadora, mas, no entanto o que vemos, é pessoas influentes utilizarem da necessidade do repasse de verbas, para desviar estes recursos para enriquecerem seu patrimônio pessoal, trazendo um déficit educacional que futuramente acarretara um grave retrocesso intelectual dos  brasileiros. A explicação de muitos críticos a esses descasos com a educação, e com a ética vem do conceito de que pessoas analfabetas não terão senso critico capaz de questionar e promover mudanças, apenas aceitando o que os outros a impõem.
Para que pudéssemos viver em um estado democrático, se fizeram necessário grandes sacrifícios para lutar contra o autoritarismo militar que promoveu a ditadura no ano de 1964, onde os direitos a liberdade de expressão, escolha e educação  não existiam, e tudo que fugisse do moralmente correto, ou os que não aceitassem as condições estabelecidas eram considerados verdadeiros traidores. E por esse espírito de liberdade que muitas pessoas lutaram e até mesmo perderam suas vidas para que as gerações futuras pudessem ter os direitos assegurados pela lei.
 Vivemos em um sistema democrático jovem, que infelizmente está sendo manchado por representes que outrora pensávamos ser capaz de seguir os discursos éticos que eles mesmos fazem questão de pronunciar com tanta ênfase, levando os cidadãos a acreditar na índole e na moralidade que não está sendo colocada em pratica. Algo notório é o inconformismo da população brasileira nestes últimos anos em aceitar os erros cometidos pelos governantes, gerando um espírito de mudança, através de grandes manifestações, ao também pressionar as autoridades legais, mostrando que a soberania do povo deve ser respeitada. Um dos exemplos de grade destaque foi o processo de impeachtman da então ex-presidente da republica Dilma Roussef, um processo longo que teve seu maior destaque quando grande numero de brasileiros se reuniram em varias regiões do país clamando por mudanças, que teve sua finalização no ano de 2016 quando a presidente foi exonerada de suas funções.

Portanto, a democracia necessita ser compreendida e colocada em prática, para que de fato seja promovido melhorias éticas, educacionais, econômicas e sociais. Mas de fato o que é notório é o desejo da população brasileira em manter e melhorar a democracia que tão bravamente foi conquistada e que  sem duvida alguma, não será arrancada do coração dos cidadãos.

Josué de Souza dos Santos 
Curso: Administração SBC

O risco da tecnologia digital para a nova geração

Estamos vivenciando um novo mundo, o mundo digital, e com isso uma geração dependente da tecnologia para se interagir com as pessoas de modo geral. Não conseguimos mais identificar a essência do ser humano nas atitudes ou gestos como antigamente. Hoje tudo se torna mais robotizado e simplificado de um modo que não conseguimos mais imaginar a reação de uma pessoa ao escrever uma mensagem, como cartas e bilhetes. Vivemos em um mundo que a tradução da emoção se dá por símbolos e “emotions” dos aplicativos de mensagens.
Apesar disso, não podemos dizer que estamos simplificando o convívio social, não quero parecer ser uma pessoa desligada da tecnologia. Realmente ela nos traz uma praticidade peculiar para solucionar problemas emergenciais ou transmitir uma mensagem com urgência, gerando uma solução rápida para questões do dia-a-dia. Entretanto, da mesma forma em que a tecnologia deixa a vida mais prática estamos nos tornando dependentes de emoções robotizadas, quero dizer, pessoas que não transmitem mais emoções com o afeto humano, mas somente pelos meios tecnológicos Hoje um feliz aniversario, um abraço, pode ser substituído por apenas uma “carinha feliz” recebida no seu celular.

Talvez isso não seja um avanço para a sociedade, mas sim um retrocesso no comportamento humano. Estamos nos afastando dos valores familiares, do afeto, da cordialidade com as pessoas, fazendo com que o contato físico, as emoções o sentimentalismo se percam na era digital.




Ariane Lima Granso


Referências
http://academicosfac2011.blogspot.com.br/2011/11/o-ser-humano-depende-da-tecnologia.html