8 de maio de 2017

Hibisco roxo, um livro para refletir

Nayara Pontes

Título: Hibisco roxo
Autora: Chimamanda Ngozi Adiche
Número de páginas: 321

O livro Hibisco roxo foi escrito por uma autora nigeriana que imigrou para os Estados Unidos quando mais nova e, nesta obra, são tratados os aspectos de uma cultura interferindo em outra. Ela traz os efeitos da colonização africana e o comportamento das pessoas da Nigéria em relação a isto em alguns fatores como religião, educação, política e diferença de classes.

A personagem que passa todas estas mensagens para nós é Kambili que, além de protagonizar, narra a trajetória de sua vida com a família e amigos. Ela conta como são suas doutrinas em casa e na igreja, mostrando, assim como seu irmão Jaja, total obediência às ordens de seu pai: um homem difícil de lidar na própria sociedade nigeriana por procurar seguir costumes americanos. A menina de 15 anos se preocupa em observar todos os detalhes à sua volta e todos os comportamentos das pessoas com quem convive, sempre que possível fazendo reflexões do que é correto ou não em seu ponto de vista; mas mesmo vivendo naquela mesmice, ela demonstra interesse no novo, isto é, demonstra que sente curiosidade de fazer experiências novas que nunca tinha feito antes por ter um certo medo.

Ela é um exemplo de que o meio influencia nas atitudes de um indivíduo, visto que, longe de seu pai e junto com sua tia e primos, Kambili viveu o que nunca tinha vivido antes. Além disso, observando alguns pontos da obra, conseguimos formar uma relação com o contexto histórico do passado que até hoje traz sequelas para nós, como é o caso da fragmentação da identidade de um país. Assim como a Nigéria, o Brasil também adotou culturas americanas: seja nas músicas, nos filmes ou até mesmo na alimentação, sendo que muitas vezes nem percebemos isso.

De modo geral, Hibisco roxo apresenta uma linguagem bem descritiva, dando maior facilidade para imaginarmos o cenário dos acontecimentos, além de abranger temas interessantes que estão próximos de nossa realidade. Portanto vale a pena ler e refletir sobre o que é tratado e até mesmo relacionar com questões em nosso cotidiano.