12 de setembro de 2016

P.A.X

Palavras são ditas...
Assim, jogadas para vocês.
Xícaras se quebram de uma só vez.

Passam-se o tempo,
Avaliam-se as horas,
Xingamentos ocorrem aqui dentro e lá fora.

Pura estupidez à prova de fogo,
Ajudai-me no meu fim?
Xeque-mate!... Acabou-se o jogo.

(Illan Yukio, O poeta perdido)


Política Limpa ou Suja

Introdução: Sabemos que os brasileiros não dão muito valor para o voto. A população não vota pensando o que o tal político irá beneficiar o país, vota apenas pensando em sim mesmo.
Tese: É preciso votar com mais sabedoria.

Política Limpa ou Suja

            Na Câmara dos Deputados, existem políticos que têm a ficha suja ou já teve pelo menos um processo até mesmo há aqueles que estão em cassação pela polícia federal. Como que eles conseguiram ser eleitos, tendo um histórico desse? Conseguimos ver a corrupção tão clara dentro da Câmara.
            Com a operação lava jato, que a nossa presidenta Dilma Rousseff autorizou, já foram pressas pessoas do próprio partido dela também de outros. A Polícia Federal não esconde muito quais políticos foram pegos, assim, passa uma transparência para a sociedade de ver, o que está acontecendo.
            Uma coisa que há no Brasil, é que a população não dá tanto valor ao voto. Muitos votam por questões pessoais ou até mesmo pela popularidade do candidato.

            O atual problema político evidencia que o voto não é valorizado no Brasil. Assim elegendo políticos conhecidos, as pessoas deveriam procurar pelo passado do candidato que queira eleger, para não ter erro e de colocar um político com a ficha suja.

Victor Macedo Liborio
Centro Universitário da FEI
Linguagem e Gêneros textuais