15 de outubro de 2019

A importância da resiliência na sociedade atual


Resiliência, uma característica que se tornou fundamental para a saúde, tanto física quanto mental das pessoas. Em um mercado de trabalho que é muito exigente e chega ao ponto de ser estressante, a habilidade de saber lidar com momentos de pressão e se adaptar a mudanças constantes mostrou-se essencial para a saúde das pessoas. Uma pessoa resiliente detêm uma capacidade de passar por adversidades e através delas “crescer” enquanto a pessoa não resiliente sucumbiria frente ao obstáculo. Essa habilidade de lidar com as adversidades é uma característica do povo brasileiro, visto que o país nos oferece diariamente uma série de percalços, forçando a população a aprender a lidar com a problemática que lhes aparece. Infiro a observação acima generalizando, pois acredito que a resiliência é desenvolvida a partir das vivências de cada pessoa, fatores psicológicos e influências que foram construídas ao decorrer de sua vida.
Um exemplo da minha vida, no qual acredito existir a presença da resiliência aconteceu no primeiro ano do ensino médio. Eu estava com sérias dificuldades nas matérias de matemática e filosofia, sendo que estava de recuperação do primeiro semestre na primeira matéria citada. No segundo semestre, não foi diferente. Eu não entendi a matéria de matemática e ia passando com problemas em filosofia. Porém, a adversidade apresentou-se na matéria exata quando tirei um na prova principal. Com isso eu teria que tirar 9 em uma terceira prova que seria aplicada. Foi muita pressão que caiu sobre meus ombros sendo elas vindas da professora, dos meus pais e de mim mesmo. A pressão que mais incomodava era a interna, pois colocava em dúvida a minha capacidade de fazer as coisas. Contudo, ao mesmo tempo em que essa pressão me incomodava eu peguei firme nos estudos, o que me fez recuperar a nota com uma prova de nota nove e meio. Essa adversidade fez com que eu mudasse meu modo de ver as adversidades seguintes que surgiriam, facilitando o modo de lidar com elas.
Voltando ao âmbito geral, a resiliência tornou-se um requisito para o mercado de trabalho moderno, pois em um ambiente que coloca tanta pressão sobre as pessoas que chega a causar danos psicológicos e físicos, as empresas estão contratando preferencialmente indivíduos que saibam lidar com o stress diário. É importante salientar que a resiliência é desenvolvida e treinada.
Por isso, o constante desenvolvimento da minha resiliência é importante para enfrentar os mais variados problemas que surgem cotidianamente. Apesar de ser muito exigido no mercado de trabalho, a habilidade de lidar com adversidade é extremamente importante na vida pessoal também. Por conseguinte, resiliência se mostra uma competência cada vez mais necessária no mundo atual, oferecendo vantagem a quem a domina frente àqueles que ainda não a desenvolveram.


Matheus Santos Almeida da Silva
42.119.026-5

Eu, meus 17 anos e minhas desilusões amorosas

Meu primeiro namorado me mostrou que não é preciso estar perto para se quebrar um coração. 
O segundo me mostrou que o mesmo coração pode se quebrar diversas vezes pela mesma pessoa.
O terceiro me mostrou que às vezes amor é só uma palavra, sem significado. 
O quarto me mostrou que se for por interesse, para quê? 
O quinto me mostrou que não importa o quanto insistimos, quantas vezes tentamos, se não for para ser, nunca será.
O sexto me mostrou que por mais que queiramos ser amantes, tem vezes que é melhor sermos apenas bons amigos. 
O sétimo me mostrou quão o coração pode sentir, quão os dois podem lutar, mas como no final, os dois só vão se quebrar. 
O oitavo e por fim me mostrou que se houver uma junção de todos os outros sete, é melhor nem tentar. 
Não direi que todos eles foram meus namorados, pois não foram, mas os que não foram quase chegaram a ser. 
Não direi também que me arrependo de algum deles, pois não me arrependo, não ousaria a me arrepender de algo que foi minha e somente minha escolha.
Muito menos direi que se eu soubesse dos finais faria de novo, pois sei que não faria. 
E se me perguntarem o que é o amor, eu responderei com todas as minhas certezas e incertezas: 
"Amor? O amor é o sentimento mais inexplicável que existe. 
É o que vai te fazer sorrir e chorar.
Vai te fazer gritar e se acalmar. 
Vai fazer com que você queira fugir e ficar. 
Vai fazer você enlouquecer e desejar. 
Vai quebrar e consertar o teu coração.
 O amor é o que vai te completar". 



Anna Carolina de Oliveira Pomaro
32.119.062-1

A Questão do Amor


Hoje em dia, muito se é comentado sobre o amor, porém não com a mesma abordagem romântica de algumas décadas atrás. O mundo tornou-se mais fluído, as relações mais passageiras e tudo o que aparece nos jornais são tragédias, levando-nos a pensar se o amor realmente existe ou onde ele está em meio a toda essa correria e caos.
Abordar o tema amor é algo complexo, pois, se pararmos para pensar, seu significado e presença na vida das pessoas mudou completamente ao longo dos anos. Há alguns séculos esse sentimento era visto como algo muito belo, puro, somente citado quando se provava o amor real entre as pessoas que o estavam vivenciando, podendo ser reconhecido na época do trovadorismo – onde os homens expressavam seu amor através de cantos para sua amada. Até hoje essa visão consta no cotidiano das pessoas através de filmes, novelas e livros, mas dizemos que é apenas “fantasia”, uma ilusão que podemos vivenciar apenas por esses artifícios.
Considerando a sociedade atual como consumista, o amor foi mais um a sofrer as consequências do descarte rápido. Visto principalmente nas músicas produzidas atualmente, o amor tornou-se complicado. Em alguns momentos ele faz alguém sofrer, em outro caso a pessoa não acredita em sua existência, em mais outro o amor foi passageiro e trocou de parceiro. De alguma forma, esse sentimento deixou de ter credibilidade na vida do ser humano, isso porque o grau de violência, a falta de empatia, falta de conforto e necessidades de mudança constante levaram o homem a uma categoria na qual o amor é apenas algo que te deixa fraco, vulnerável e preso a uma monotonia nem um pouco aceita, principalmente pelos jovens.
Entende-se, assim, que esse sentimento está sendo inferiorizado pela rotina dinâmica e alienante da sociedade, nos restando apenas “suspirar” por aquilo que um dia ele foi: a paixão, a alegria e a valorização do ser humano como pessoa, como companheiro, como alguém capaz de fazer o bem e se sentir bem. A esperança do homem contemporâneo em meio ao caos é de que, um dia, o amor volte como potência, não apenas a tentativa de fazer uma pessoa compreender a outra, mas sim buscar o respeito e a empatia em todos, levando-nos de volta ao tempo que tanto nos trás nostalgia.




Lara Gaia Miranda
15.118.883-6