12 de novembro de 2018

Relacionamento Interpessoal

João Pedro de Carvalho Reis

O contato com pessoas é algo que ocorre naturalmente no cotidiano humano. Um bom relacionamento interpessoal acarreta em numerosos benefícios para a sociedade, independentemente do cenário em que isso aconteça. O relacionamento é responsável por inúmeros fatos na vida humana, e se for benéfico, pode proporcionar experiências boas, mas caso contrário pode mudar a maneira que você enxerga algo ou alguém.
Segundo um estudo realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os docentes relatam o quão importante é para os universitários o bom relacionamento de um discente dentro da sala de aula. O bom relacionamento de um discente traz mais confiança e tranquilidade para os docentes durante a prestação do curso, e isto impacta positivamente na produtividade dos alunos durante o mesmo. O estudo relata também que a falta de um bom relacionamento do discente pode impor um entendimento equivocado do papel por ele desenvolvido dentro do ambiente de estudo, e isto acarreta, consequentemente, no desânimo dos indivíduos que estão presentes com o intuito de aprender e sentirem-se confiantes a respeito daquilo que está sendo executado.
O autor Charles Dhigg, em sua obra “O Poder do Hábito”, descreve que em meados dos anos 2000, o Rhode Island Hospital tinha uma reputação: a de um lugar cindido por tensões internas, por conta da falta de reconhecimento que os médicos tinham pelo trabalho dos enfermeiros. A comunicação pobre entre os funcionários trouxe a morte de um senhor de 86 anos, porque o estilo de comunicação acabou ocasionando um erro na cirurgia em que faziam. O caso foi só um dos que ocorreram no hospital por falta de importância que os médicos davam aos enfermeiros.
Devemos ter em mente que o respeito com as outras pessoas é muito importante para a vida pessoal e profissional de um indivíduo, pois posteriormente a uma reestruturação dos conceitos do Rhode Island Hospital, o número de acidentes e conflitos diminuíram consideravelmente.
O bom relacionamento interpessoal, conforme relatado nos fatos, é importante para o bem comum da sociedade, no qual as pessoas precisam dar mais importância para o assunto. Na grande maioria das empresas atualmente esta tese é muito pautada, para que todos sintam-se bem no ambiente que estão vivendo. O ser humano tem capacidade de mudar a vida de outra pessoa apenas desenvolvendo um bom relacionamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário