Beatriz de Góes
Camargo
Desde
a pré-história, detemos o conhecimento que a comunicação é fator inerente e
indispensável aos seres humanos, pois é por meio dela que desenvolvemos e
estabelecemos nossas relações pessoais e interações humanas. Atualmente, a
comunicação não é apenas uma simples transmissão de mensagens, ela é a criação
de um ambiente comum entre dois lados que fornecem e extraem informações entre
eles.
Com
uma sociedade altamente globalizada e com transformações constantes, saber
comunicar-se bem tornou-se indispensável para os indivíduos, porém não somente
a eles, mas para as empresas, afinal, elas também devem se preocupar com a
comunicação, principalmente no que diz respeito às mensagens por elas
transmitidas.
Segundo
Gary Kreps, especialista em comunicação, em sua obra “Comunicação
Organizacional: Teoria e Prática”, a comunicação é um processo dinâmico e
contínuo, no qual permite aos membros da organização trabalharem juntos,
cooperar e interpretar as necessidades e as atividades sempre mutantes da
organização. A comunicação humana não começa e nem termina, as pessoas estão
envolvidas constantemente com a comunicação consigo mesmas e com as outras
pessoas. Portanto, os membros da organização devem ser capazes de reconhecer e
interpretar a grande variedade de mensagens disponíveis, para que lhes permitam
responder de maneira apropriada as distintas pessoas e situações, pois a
comunicação é uma realidade inevitável de pertinência a uma organização ou vida
em geral.
Entretanto,
uma pesquisa realizada por Project Management Institute (PMI), instituto sem
fins lucrativos e de liderança em gestão de projetos, identificou que 64% das
empresas brasileiras possuem falhas de comunicação. E estes problemas acarretam
diretamente em 66% do não cumprimento de prazos e 62% de mudanças constantes no
escopo da organização, causando, consequentemente, deficiências em gestão das
empresas brasileiras.
Planejar
a comunicação de uma organização envolve levar em consideração os receptores,
priorizar os objetivos da mensagem que será transmitida, escolher os meios
adequados de envio e analisar a efetividade da recepção, buscando eventuais
correções de problemas.
Comunicar-se
com assertividade transmite à confiabilidade, por isso uma empresa deve planejar
bem sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado. Sendo assim,
cabe aos gestores planejar conscientemente como se dará à comunicação da
organização com seus agentes internos e externos, para proporcionar a
assertividade e confiabilidade ao negócio.
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