12 de novembro de 2018

Comunicação Organizacional: um meio para o sucesso de mercado

Beatriz de Góes Camargo

Desde a pré-história, detemos o conhecimento que a comunicação é fator inerente e indispensável aos seres humanos, pois é por meio dela que desenvolvemos e estabelecemos nossas relações pessoais e interações humanas. Atualmente, a comunicação não é apenas uma simples transmissão de mensagens, ela é a criação de um ambiente comum entre dois lados que fornecem e extraem informações entre eles.
Com uma sociedade altamente globalizada e com transformações constantes, saber comunicar-se bem tornou-se indispensável para os indivíduos, porém não somente a eles, mas para as empresas, afinal, elas também devem se preocupar com a comunicação, principalmente no que diz respeito às mensagens por elas transmitidas.
Segundo Gary Kreps, especialista em comunicação, em sua obra “Comunicação Organizacional: Teoria e Prática”, a comunicação é um processo dinâmico e contínuo, no qual permite aos membros da organização trabalharem juntos, cooperar e interpretar as necessidades e as atividades sempre mutantes da organização. A comunicação humana não começa e nem termina, as pessoas estão envolvidas constantemente com a comunicação consigo mesmas e com as outras pessoas. Portanto, os membros da organização devem ser capazes de reconhecer e interpretar a grande variedade de mensagens disponíveis, para que lhes permitam responder de maneira apropriada as distintas pessoas e situações, pois a comunicação é uma realidade inevitável de pertinência a uma organização ou vida em geral.
Entretanto, uma pesquisa realizada por Project Management Institute (PMI), instituto sem fins lucrativos e de liderança em gestão de projetos, identificou que 64% das empresas brasileiras possuem falhas de comunicação. E estes problemas acarretam diretamente em 66% do não cumprimento de prazos e 62% de mudanças constantes no escopo da organização, causando, consequentemente, deficiências em gestão das empresas brasileiras.
Planejar a comunicação de uma organização envolve levar em consideração os receptores, priorizar os objetivos da mensagem que será transmitida, escolher os meios adequados de envio e analisar a efetividade da recepção, buscando eventuais correções de problemas.
Comunicar-se com assertividade transmite à confiabilidade, por isso uma empresa deve planejar bem sua comunicação para conseguir uma boa aceitação no mercado. Sendo assim, cabe aos gestores planejar conscientemente como se dará à comunicação da organização com seus agentes internos e externos, para proporcionar a assertividade e confiabilidade ao negócio.

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