12 de novembro de 2018

O dilema do marketing digital

Leandro Garcia Marques

O mundo atual vive em uma era de intensas modificações. É possível ver o quanto de tecnologia o nosso dia a dia está rodeado. Celulares, automóveis cada dia mais tecnológicos, computadores, tablets, elevadores, entre outros. Diante de tanta modernidade, é complicado conseguir a atenção das pessoas fora do mundo digital. Outro fato que alterou-se com a evolução da tecnologia foi a mudança, em grande parte do mundo, da maneira que se faz uma propaganda.
Quando fala-se em propaganda no mundo tecnológico, estamos falando de uma forma indireta sobre o marketing digital, este, cada vez mais está mudando a forma com que as empresas têm conseguido comunicar-se com seus clientes. Quantas vezes você estava navegando em suas redes sociais e deparou-se com propagandas? Quantas vezes comprou produtos em alguma loja e ao finalizar a compra teve a opção de digitar seu celular ou e-mail para que pudesse receber as promoções da loja?
Segundo pesquisas feitas pelo Ibope e outros meios de comunicação, é possível dizer que 94% dos internautas brasileiros fazem compras online, e que dentro destes consumidores digitais, 48% está entre 25 e 44 anos. Outro dado dessa pesquisa é que aproximadamente 50% das empresas que estão situadas na América Latina fazem uso de, ao menos, uma plataforma das redes sociais, e a partir da entrada no meio digital estas empresas possuem um crescimento de até 18% em seu faturamento. Tais dados podem ser considerados alarmantes, mas é possível entender estes números quando analisamos a quantidade de sites de compras coletivas, que representam, aproximadamente, 250 apenas no Brasil.
O colunista da Folha de S.Paulo, Nizan Guanaes, em um de seus textos diz que: “Propaganda boa é aquela que vira cultura popular. Duvida? Pergunta lá no posto Ipiranga. É só olhar. Esse tipo de propaganda na maioria das vezes é tão cultura local que não ganha Leão no Festival de Cannes nem prêmios internacionais. [...] É essa a propaganda na qual eu acredito. E ela pode ser feita em qualquer plataforma. Na internet, nas mídias de rua, num viral de celular. O que eu recebo de coisa linda no meu celular é inacreditável.”
Diante da situação mundial, pode-se dizer que o marketing digital é e será por um longo tempo a tendência do mercado. Seu uso está diretamente ligado com o seu público-alvo - os consumidores - os quais possuem, em grande parte do tempo, um aparelho eletrônico com acesso à internet e as mídias sociais. Com o aumento de empresas utilizando as plataformas digitais para “conversar” com seus clientes, elas podem criar uma fidelização e, a partir deste ponto, criar promoções ou ações para que atinjam a maior parte de seus fidelizados.
Por outro lado, no Brasil, ainda é difícil conseguir atingir toda a população, uma vez que existe uma parcela considerável na qual ainda não possui acesso à internet em seus celulares ou domicílios. Essa falta de acesso pode ser explicada pela desigualdade social existente no país. Isso acontece muitas vezes por conta do custo da internet ainda ser alto em muitos lugares.
Portanto, no Brasil, ainda é preciso fazer um estudo minucioso antes de entrar com investimentos para a área digital, pois se o uso for apenas do marketing digital, estará deixando parte da população de fora do seu comércio. Ao analisar os mercados internacionais, por exemplo, é possível ver cada vez menos empresas que atuam de forma exclusiva com o marketing digital, e isso é explicado devido à grande porcentagem da população sem acesso à internet.

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