Leandro Garcia
Marques
O mundo atual vive em uma era de intensas modificações. É
possível ver o quanto de tecnologia o nosso dia a dia está rodeado. Celulares, automóveis
cada dia mais tecnológicos, computadores, tablets, elevadores, entre outros.
Diante de tanta modernidade, é complicado conseguir a atenção das pessoas fora
do mundo digital. Outro fato que alterou-se com a evolução da tecnologia foi a
mudança, em grande parte do mundo, da maneira que se faz uma propaganda.
Quando fala-se em propaganda no mundo tecnológico,
estamos falando de uma forma indireta sobre o marketing digital, este, cada vez
mais está mudando a forma com que as empresas têm conseguido comunicar-se com
seus clientes. Quantas vezes você estava navegando em suas redes sociais e deparou-se
com propagandas? Quantas vezes comprou produtos em alguma loja e ao finalizar a
compra teve a opção de digitar seu celular ou e-mail para que pudesse receber
as promoções da loja?
Segundo pesquisas feitas pelo Ibope e outros meios de
comunicação, é possível dizer que 94% dos internautas brasileiros fazem compras
online, e que dentro destes consumidores digitais, 48% está entre 25 e 44 anos.
Outro dado dessa pesquisa é que aproximadamente 50% das empresas que estão
situadas na América Latina fazem uso de, ao menos, uma plataforma das redes
sociais, e a partir da entrada no meio digital estas empresas possuem um
crescimento de até 18% em seu faturamento. Tais dados podem ser considerados
alarmantes, mas é possível entender estes números quando analisamos a
quantidade de sites de compras coletivas, que representam, aproximadamente, 250
apenas no Brasil.
O colunista da Folha de S.Paulo, Nizan Guanaes, em um de
seus textos diz que: “Propaganda boa é aquela que vira cultura popular. Duvida?
Pergunta lá no posto Ipiranga. É só olhar. Esse tipo de propaganda na maioria
das vezes é tão cultura local que não ganha Leão no Festival de Cannes nem
prêmios internacionais. [...] É essa a propaganda na qual eu acredito. E ela
pode ser feita em qualquer plataforma. Na internet, nas mídias de rua, num
viral de celular. O que eu recebo de coisa linda no meu celular é
inacreditável.”
Diante da situação mundial, pode-se dizer que o marketing
digital é e será por um longo tempo a tendência do mercado. Seu uso está diretamente
ligado com o seu público-alvo - os consumidores - os quais possuem, em grande
parte do tempo, um aparelho eletrônico com acesso à internet e as mídias
sociais. Com o aumento de empresas utilizando as plataformas digitais para
“conversar” com seus clientes, elas podem criar uma fidelização e, a partir
deste ponto, criar promoções ou ações para que atinjam a maior parte de seus
fidelizados.
Por outro lado, no Brasil, ainda é difícil conseguir
atingir toda a população, uma vez que existe uma parcela considerável na qual
ainda não possui acesso à internet em seus celulares ou domicílios. Essa falta
de acesso pode ser explicada pela desigualdade social existente no país. Isso
acontece muitas vezes por conta do custo da internet ainda ser alto em muitos
lugares.
Portanto, no Brasil, ainda é preciso fazer um estudo
minucioso antes de entrar com investimentos para a área digital, pois se o uso for
apenas do marketing digital, estará deixando parte da população de fora do seu
comércio. Ao analisar os mercados internacionais, por exemplo, é possível ver
cada vez menos empresas que atuam de forma exclusiva com o marketing digital, e
isso é explicado devido à grande porcentagem da população sem acesso à
internet.
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