12 de julho de 2018

Vamos falar sobre Responsabilidade Social?

Laisa Pedralli

Responsabilidade social é tudo aquilo que uma pessoa física ou jurídica pode fazer para que possamos preservar o planeta. Normalmente as pessoas pensam que essa responsabilidade é feita somente por empresas, mas na verdade não. Todos nós somos responsáveis pela preservação, podemos observar isso quando fazemos uma análise interna para saber qual está sendo a nossa postura ativa diante dos problemas do dia-a-dia. As organizações realizam essa análise com maior efetividade pelo poder e influência que tem, atendendo as leis institucionais e mostrando uma boa imagem para ganhar clientes.
Sendo assim, podemos dizer que passa-se por um processo chamado economia de materiais, em que o produto, para ser efetivamente um produto, passa pela extração e é levada para a produção, distribuição, consumo e o tratamento do lixo. Em cada etapa existem pessoas, umas com poderes maiores e outras com poderes menores. As maiores são conduzidas pelo governo e instituições, nos quais tem o compromisso de zelar pela saúde das pessoas e da natureza. Mas nem sempre o processo da extração é feito pensando na saúde da natureza, ou seja, a natureza nos dá recursos e nós extraímos demasiadamente os materiais, fazendo com que a mesma fique debilitada e como consequência nós acabamos ficando também.
Então, adotar uma postura socialmente responsável vai além dos paradigmas da sociedade contemporânea, na qual um estilo de vida orientado para o consumo e o individualismo faz com que a maior parte das pessoas tenham uma posição de espectadora dos problemas sociais, isentando-se da sua responsabilidade como cidadã, que também tem deveres a serem cumpridos. Por isso, a transformação deve começar pelos seres humanos, incentivando as crianças nas escolas com projetos de sustentabilidade e o governo juntamente com as instituições implementando projetos e campanhas para que juntos possamos trazer a mudança.
Já que todos nós sabemos como o planeta é, somente nós podemos decidir como ele vai ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário