12 de julho de 2018

História de Superação – Daniel Dias

Gabriela Garcia

Ao contrário dos atletas olímpicos que ganham fama após as vitórias em campeonatos, os para-atletas não ganham esse mesmo reconhecimento. A maioria dos atletas que representam o nosso país nas competições mais importantes do mundo continuam sendo desconhecidos para uma grande parcela de pessoas.
É pensando no reconhecimento que a Singular resolveu mostrar para vocês a trajetória de Daniel Dias, o maior medalhista paraolímpico do Brasil.
Daniel de Farias Dias é paulista, de Campinas. Nasceu com má formação congênita da perna direita e dos membros superiores.
A vontade de entrar no mundo dos esportes veio ao assistir uma palestra onde mostrava vídeos de atletas deficientes, mas sua inspiração para a natação realmente veio quando assistiu na TV a boa performance de Clodoaldo Silva nas Olimpíadas de Atenas em 2004, que hoje nada ao seu lado nos jogos.
Em sua primeira competição oficial, conquistou duas medalhas de bronze.
Daniel estreou nos jogos olímpicos no ano de 2008 em Pequim, onde conquistou 9 medalhas. Neste mesmo ano, Daniel Dias recebeu o troféu Lareus World Sports Awards de melhor atleta paraolímpico do ano. Até aquele momento, este prêmio havia sido ganhado por somente três outros atletas brasileiros: Pelé, Ronaldo Fenômeno e Bob Burnquist.
Hoje, aos 30 anos, tem em seu histórico 48 medalhas de ouro, 10 de prata e 3 de bronze e é considerado o maior medalhista paraolímpico brasileiro, sendo frequentemente comparado pelo Michael Felps, um dos melhores nadadores de todos os tempos.
Em suas palestras, Daniel conta a sua história de superação, sempre dizendo que quando o esforço é máximo, tudo é possível, independentemente de qualquer situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário