12 de julho de 2018

Acabando com uma Cultura

Daiane Mendes

Cada dia que passa estamos tomando o espaço do índio. Ao desmatar florestas e construir obras no meio da natureza, não só prejudicamos o povo indígena mas também os animais que habitam nesse ambiente.
O povo indígena sofre muita intolerância, seguido de discriminação racial e social da cultura dominante. Nas escolas comemoram-se o dia do índio, sem ao menos explicar o real significado dessa data, afinal, não é só enfeitar a cabeça das crianças com cocar e pintar o rosto.
Nós como futuros professores, temos que aprofundar-nos mais na cultura do povo indígena, podendo repassar informações interessantes da mesma para as nossas crianças, por tratar-se de uma cultura tão rica.  
Andando pelo centro de São Vicente, podemos nos deparar com mulheres e crianças vendendo objetos que eles mesmos fabricam, entretanto, não damos a devida importância, por muitas vezes acharmos que somos superiores a eles, esquecendo que foram eles os primeiros a habitarem no nosso território que hoje ocupamos, além de esquecermos também do quanto os índios já sofreram e ainda sofrem.
Se visitássemos alguma aldeia indígena, veríamos o quão rica é sua cultura, com suas tradições e comidas, por exemplo. 
A comunidade indígena está sendo aos poucos massacrada pela sociedade. As estatísticas mostram que as tribos estão diminuindo, e junto à elas, a sua cultura, é claro.
Eles tem direito de acompanhar a evolução do mundo, de participar do país, afinal, os direitos devem ser iguais para todos, inclusive para eles.  
A problemática pode ser encontrada na ausência de projetos por parte dos governantes. A comunidade indígena ainda é muito discriminada pela nossa sociedade, logo, se conhecêssemos ela melhor, poderíamos aprender mais com eles e eles com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário