12 de julho de 2018

A família contemporânea e sua representação em questão no Brasil


Mateus Henrique Freitas Nunes

O conceito de família, segundo os dicionários atuais, é designado como um grupo de indivíduos que possui certo grau de parentesco e/ou convicções semelhantes afetivas compartilhadores de um lar. Porém, apenas hodiernamente, mudanças estão sendo feitas a fim de reconhecer os núcleos familiares que não encaixam-se nos padrões heteronomativos dos quais perpetuam em nossa sociedade durante séculos.
    Ao passo que políticas públicas já são elaboradas com o objetivo de incluir as diversidades em modelos representativos como as leis, ainda é árduo o processo de debate em nossa comunidade, uma vez que as gerações passadas têm como adequado o modelo patriarcal em que mulheres atuavam nos afazeres domésticos enquanto o chefe da casa era encarregado do sustento, assim como viviam Piedade e Jerônimo em O Cortiço. Desde que tal conservadorismo enraizado passou a ser contestado para a juventude mais moderna, nos é demonstrado o quanto o mundo contemporâneo é capaz de revolucionar paradigmas pretéritos.
    É válido reforçar que, por convivermos em um âmbito social, o direito ao cidadão junto a sua probidade deve ser indispensavelmente garantido na prática ao combatermos quaisquer preconceitos, para que seja possível, dessa forma, assegurar a multiplicidade do que é a família. Somado à problemática, a religiosidade também detém de grande influência nos discursos que defendem o princípio do parentesco tradicional brasileiro e dos valores morais que nosso país carrega, o que dificulta o processo de desconstrução ideológica do modelo antiquado para a nossa contemporaneidade democrática e laica.
    Por esses aspectos, cabe ao Estatuto da Família reestruturar as leis que padronizam a constituição do grupo parental com o propósito de fazer jus à vida coletiva. Também é imprescindível que os telejornais nacionais produzam matérias em que mostre-se a evolução e contribuição que tais diferentes conjuntos apresentam para a melhoria da consciência comum, executando, assim, plena democracia em uma pátria que vai muito além do verde e amarelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário