15 de outubro de 2019

A importância da resiliência na sociedade atual


Resiliência, uma característica que se tornou fundamental para a saúde, tanto física quanto mental das pessoas. Em um mercado de trabalho que é muito exigente e chega ao ponto de ser estressante, a habilidade de saber lidar com momentos de pressão e se adaptar a mudanças constantes mostrou-se essencial para a saúde das pessoas. Uma pessoa resiliente detêm uma capacidade de passar por adversidades e através delas “crescer” enquanto a pessoa não resiliente sucumbiria frente ao obstáculo. Essa habilidade de lidar com as adversidades é uma característica do povo brasileiro, visto que o país nos oferece diariamente uma série de percalços, forçando a população a aprender a lidar com a problemática que lhes aparece. Infiro a observação acima generalizando, pois acredito que a resiliência é desenvolvida a partir das vivências de cada pessoa, fatores psicológicos e influências que foram construídas ao decorrer de sua vida.
Um exemplo da minha vida, no qual acredito existir a presença da resiliência aconteceu no primeiro ano do ensino médio. Eu estava com sérias dificuldades nas matérias de matemática e filosofia, sendo que estava de recuperação do primeiro semestre na primeira matéria citada. No segundo semestre, não foi diferente. Eu não entendi a matéria de matemática e ia passando com problemas em filosofia. Porém, a adversidade apresentou-se na matéria exata quando tirei um na prova principal. Com isso eu teria que tirar 9 em uma terceira prova que seria aplicada. Foi muita pressão que caiu sobre meus ombros sendo elas vindas da professora, dos meus pais e de mim mesmo. A pressão que mais incomodava era a interna, pois colocava em dúvida a minha capacidade de fazer as coisas. Contudo, ao mesmo tempo em que essa pressão me incomodava eu peguei firme nos estudos, o que me fez recuperar a nota com uma prova de nota nove e meio. Essa adversidade fez com que eu mudasse meu modo de ver as adversidades seguintes que surgiriam, facilitando o modo de lidar com elas.
Voltando ao âmbito geral, a resiliência tornou-se um requisito para o mercado de trabalho moderno, pois em um ambiente que coloca tanta pressão sobre as pessoas que chega a causar danos psicológicos e físicos, as empresas estão contratando preferencialmente indivíduos que saibam lidar com o stress diário. É importante salientar que a resiliência é desenvolvida e treinada.
Por isso, o constante desenvolvimento da minha resiliência é importante para enfrentar os mais variados problemas que surgem cotidianamente. Apesar de ser muito exigido no mercado de trabalho, a habilidade de lidar com adversidade é extremamente importante na vida pessoal também. Por conseguinte, resiliência se mostra uma competência cada vez mais necessária no mundo atual, oferecendo vantagem a quem a domina frente àqueles que ainda não a desenvolveram.


Matheus Santos Almeida da Silva
42.119.026-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário