18 de outubro de 2019

A corrupção do pensamento contemporâneo


A liberdade do pensamento contemporâneo está sofrendo uma interferência ou até uma corrupção causada pela falta de aprofundamento e reflexão sobre os variados temas que circundam o cidadão.
Envolto por inúmeras informações corriqueiras e de variados assuntos, o ser humano mantém sua sobrevivência, porém esse não tem o costume de se aprofundar ou adquirir conhecimento sobre o assunto. Além disso, para não aparentar alienação, absorve a opinião de outrem em relação ao tema discutido.
Não obstante, tal problemática já foi abordada por Zygmunt Bauman em seu livro “Vida para consumo”, no qual o problema é abordado em uma comparação da divergência existente entre a opinião pública sobre a política e a verdadeira política que ocorre nos meios governamentais.
Não somente, pelo fato de a maioria dos cidadãos não conservarem um costume de leitura, a sociedade também é assolada por um aumento no número de analfabetismo funcional, aumentando, assim, a facilidade com que a mesma é controlada, gerando mentes copiadoras de opinião.
Portanto, a liberdade de pensamento contemporâneo está sendo corrompida pelo costume de não gerar um pensamento próprio sobre determinado tema, criando bolhas sociais de opiniões repetitivas e ampliando o número de analfabetismo funcional, gerando um campo propício para a propagação de ideias favoráveis aos detentores dos meios de poder.



Marcus Vinicius Pinto 
11.119.671-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário