23 de abril de 2018

Resiliência na vida pessoal e profissional


Amanda Nunes da Silva


O termo Resiliência quer dizer, em seu significado original (na Física), a capacidade de resistência de um material voltar a sua forma original, sem nenhum dano ou ruptura, mesmo após fortes impactos.
Na psicologia, é a capacidade de lidar com seus problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão.

Já na Administração, é considerado resiliente a pessoa que, ao passar por um momento de dificuldade, consegue reerguer-se e sair vencedora.
A Resiliência é uma habilidade que, se desenvolvida, conta como uma grande vantagem competitiva no mercado. Conhecer suas limitações e trabalhar para ampliar suas potencialidades, a fim de compreender o que acontece ao seu redor e lidar com as situações de maneira coerente e produtiva, é importante para um profissional.
Uma vez que você possui essas habilidades, você é um profissional bem visto no mercado, com grandes chances de estar na frente de seus concorrentes.
As empresas buscam por colaboradores que resolvam seus problemas de forma racional, que saibam lidar com erros e que busquem melhorar e evoluir sempre.
Uma pessoa resiliente é um ser criativo, de equilíbrio emocional e grande capacidade de adaptação, tendo uma autoestima sólida e uma visão otimista diante dos fatos e sabe como autodefender-se.
Logo, é importante se atentar ao seu perfil profissional e pessoal, buscando cada vez mais e continuamente melhorias para si próprio, tanto em seu preparo técnico quanto psicológico, para a resolução de qualquer problema.

“Seja resiliente, acredite na sua força, no seu potencial, creia que é capaz e você será!” - Roger Stankewsk. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário