23 de abril de 2018

Aplicando a resiliência na vida profissional e pessoal


Mateus Henrique Freitas Nunes

A habilidade de adaptar-se a novas situações, sendo muitas vezes problemas, e saber contorná-los sem perder a calma, é uma característica que, atualmente, é extremamente valiosa. Na sociedade, essa habilidade ganhou o nome de resiliência.
“O objetivo de contratar um funcionário resiliente é saber que ele é capaz de superar obstáculos e consegue resolver todos os tipos de problemas. Essas características acabam abrindo oportunidades dentro da empresa...” diz a proprietária da empresa Vintage Comunicação, Laís Lopes. No mercado de trabalho a resiliência mostra-se como uma ferramenta importante, uma vez que a maioria dos contratantes das organizações preferem optar por um funcionário mediamente qualificado e resiliente, do que um trabalhador altamente qualificado, mas nada resiliente. Isso mostra que, nas empresas, ter essa característica nos torna mais atraentes para aqueles que vão entrar em contato conosco, e as pessoas admiram esse tipo de personalidade.
 O termo resiliência quer dizer em seu significado original, na Física, o nível de resistência que um material pode sofrer frente às pressões e a capacidade de retornar ao estado original sem danos ou ruptura. A Psicologia pegou emprestada a palavra e criou o termo resiliência psicológica, que indica como as pessoas respondem às frustrações diárias, em todos os níveis, e sua capacidade de recuperação emocional. Na vida pessoal, ter resiliência faz com que atraiamos pessoas para o nosso círculo de convivência, pois elas acabam por ter alguém que poderão contar, afinal, se algum dia houver um problema, serão seres que saberão lidar melhor com as dificuldades e controlar as emoções; e isso faz com que nos tornemos pessoas valorizadas.
 Segundo o artigo da especialista e doutoranda Rosana Angst, pessoas resilientes tem características básicas como: autoestima positiva, habilidades de dar e receber em relações humanas, disciplina, responsabilidade, receptividade, interesse, tolerância ao sofrimento e muitas outras.
Logo, pode-se concluir que há várias características que fazem de um ser extremamente valoroso para o convívio em sociedade. Todas elas somadas podem ser o que chamamos de resiliência, que talvez, seja a ferramenta mais importante para uma sociedade cordial.

BIBLIOGRAFIA
ANGST, R. Psicologia e Resiliência: Uma revisão de literatura. Artigo acadêmico
LOPES, L. Saiba a importância de resiliência no mercado de trabalho. Freesider

Nenhum comentário:

Postar um comentário