23 de abril de 2018

A importância da resiliência no mercado de trabalho


Katlyn Darc Granzoto

Atualmente estamos vivendo em meio a falta de tempo. Um dia com 24 horas não é suficiente para grande parte das pessoas conseguirem cumprir com suas determinadas tarefas e objetivos. Isso afeta de uma maneira negativa o meio corporativo, já que a pressão que os funcionários recebem todos os dias para alcançarem resultados dentro de um cenário altamente competitivo, é grande.
            Essa situação acaba gerando um alto nível de estresse, e para não sair do eixo, é preciso ser resiliente. Logo, você saberá abstrair as coisas negativas, recuperar-se rapidamente delas e conseguir tirar desses momentos difíceis apenas aquilo que lhe tornará mais experiente, assim, encarando os próximos desafios que ainda estão por vir.
            A princípio, resiliência era uma palavra apenas usada na ciência, mas logo foi possível conseguir aplica-la para a vida e os relacionamentos interpessoais dos seres humanos. Uma pessoa não nasce sabendo ser resiliente, essa é uma característica que desenvolve-se aos poucos e deve ser trabalhada todos os dias. Um profissional resiliente, por saber lidar com pressões externas, consegue transformar desafios em oportunidades de autodesenvolvimento, e isso torna-o proativo, já que, caso apareça algum problema, ele tomará a iniciativa para resolve-lo.
            Além disso, saber gerenciar suas emoções é fundamental no processo de resiliência. É importante não deixar que os acontecimentos ruins tomem conta de suas emoções, pois o resultado final daquilo que se está fazendo depende de um profissional focado, que não se influencia pelos sentimentos envolvidos em um determinado momento de extrema tensão. Outro fator a ser considerado é de que o profissional deve possuir empatia e flexibilidade ao lidar com as pessoas que estão no seu meio de trabalho.
            Em suma, a cada dia que passa torna-se mais importante ser resiliente para atuar no mercado de trabalho. E essa característica depende muito do autoconhecimento, já que é necessário conhecer seus limites e usa-los de forma positiva, sempre buscando ser otimista e observar os obstáculos por ângulos diferentes, mesmo quando a situação exige tomadas de decisões rápidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário