18 de junho de 2017

Lembranças da Minha Terra

Ana Lucia Pereira da Silva


Recentemente, tem-se notado que a cultura regional brasileira vem sendo deixada de lado e não tem recebido a atenção que merece. O termo cultura regional é usado para designar os costumes de cada região brasileira; neste aspecto, é levado em conta o fato de que tudo é modificado pela cultura que esta inserida e pelo meio no qual está inserido.

Em um país como o Brasil que, desde cedo, tem recebido uma grande inserção de culturas variadas em seu território, ainda é uma surpresa encontrar diferenças enormes entre regiões. Um dos fatores que mais evidenciam isso é a culinária típica, nela é possível notar a impressionante forma de como cada região consegue desenvolver seu estilo próprio e colocar nos alimentos sua cultura.

Tendo uma extensão de terra tão grande como o do Brasil, é difícil manter uma correlação de entre as culturas regionais, pois em certos lugares uma acaba sobrepondo a outra. Por isso, a iniciativa de introduzir elementos de outras regiões na onde se vive são sempre vista com bons olhos e beneficiam não somente aqueles relacionados na iniciativa como também pessoas que pertençam a essa região e por algum motivo tiveram que se mudarem.

Por outro lado, mesmo que lentamente as pessoas têm fornecido meios de fazer com que a cultura regional seja algo compartilhado com todos para que assim possa se conhecer realmente em sua totalidade o país em que se vive.

Por fim, já não restam dúvidas que a cultura regional deva ser algo muito discutido, posteriormente e a atenção devida seja dada, mas mesmo assim temos evoluído muito neste aspecto e estamos proporcionando meios de trazer a cultura de outras regiões para o cotidiano, como, por exemplo, cafeterias e restaurantes com temas baseados na cultura nordestina. O Brasil tem uma rica cultura ainda ignorada, mas que esperançosamente espera-se que possa ser disseminada, primeiramente nacionalmente para que então pensar em introduzi-la em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário