18 de junho de 2017

A busca persistente pelo inexistente

Maria Eduarda Regis Amadeu


Título do livro: O conto da ilha desconhecida
Autor: José Saramago 

O livro “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, é classificado como um conto, por conta de ser uma leitura rápida e breve. Ele também é considerado uma fábula, ou seja, é um texto curto, que contém uma lição de moral em seu término representado pela metáfora, que nada mais é do que uma comparação entre dois termos, com representações simbólicas para explicar uma situação contida no mundo real. Além dessas características, o livro proporciona aos leitores uma escrita muito diferente do que normalmente costuma-se ver, de uma maneira que não é comum utiliza-la na forma cotidiana. Usa-se muito o pronome “tu” e o verbo de ligação “és”, além do livro todo ser escrito sem pontuações, usando apenas vírgulas e pontos finais.

A leitura, de uma forma simplificada, conta a história de um homem que vai até o rei e lhe pede um barco. Porém, para transmitir uma mensagem ao rei, a pessoa deve bater na porta das petições, onde é atendida pela mulher da limpeza, que passa a sua mensagem para terceiros, até chegar ao ouvido do rei. Logo, essas são as três personagens do livro: o rei, o homem e a mulher da limpeza.

O homem é a pessoa que pede um barco ao rei, com o intuito de ir à procura de uma ilha desconhecida, insistindo que ela existe, mesmo todos dizendo que não. Por esse fato, pode-se ver claramente que ele é um homem determinado e que tem confiança naquilo que quer, ficando até “cego” por não enxergar as outras coisas que existem ao seu redor, visando apenas o seu desejo.

Como a leitura do livro é uma fábula, sua história tem como finalidade ensinar uma lição ao seus leitores. E, ao longo da história, pode-se ver que a principal mensagem transmitida é: muitas vezes o ser humano busca por algo que não existe (uma ilusão), quando o que a pessoa realmente precisa está ao seu lado e ao alcance das mãos, como por exemplo as pessoas que amam, que querem o bem, ou simplesmente aquilo que alimenta a alma, e são esses pequenos detalhes que dão sentido à vida, sendo que muitas vezes aquilo que um ser busca não é algo tão importante quanto. Relacionando-se esse fato com a história, ela se encaixa quando a mulher da limpeza está acompanhada do homem no barco e se vê triste, porque percebe que o homem só tem olhos em encontrar a ilha desconhecida, e não tem olhos para ela. No caso, o homem precisaria apenas de uma pessoa ao seu lado, prevalecendo o amor, e não de estar isolado, à procura de algo que não seja tão preciso e que talvez nem exista.

O livro tem aspectos bem diferentes da maioria, o que torna-o interessante, como seu formato de escrita e sua pontuação são colocadas e a maneira como a história é contada. Sua leitura pode ter várias interpretações e até ter um não entendimento diante de alguns leitores em relação a qual mensagem o livro quer transmitir. Uma pessoa que tenha oportunidade de ler esse livro, seria uma experiência interessante e valeria a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário