6 de maio de 2016

Dados, Informações e a Era Digital

O século XXI é marcado por um período onde a informação representa um dos grandes fatores responsáveis pelas mudanças que ocorrem mundo. Este período é permeado por contínuas transformações tecnológicas que refletem na dinâmica social, na produção de bens pela Utilidade Comum e até mesmo na estruturação do próprio espaço geográfico.
A informação é construída por dados prévios, simples e independentes, muitas vezes gerados digitalmente pela imersão do indivíduo na internet; indivíduo este que se torna cada dia mais dependente dos recursos tecnológicos. Os devidos dados dão origem à informação, uma organização seguida pelo agrupamento realizado de acordo com uma área específica, contendo informações particulares de relevância e propósito.
Perante este contexto, para que o Homem tenha uma boa desenvoltura diante do mundo, a Era da Informação exige que o mesmo saiba lidar com a atual dinâmica social, além de compreender com profundidade os conteúdos e as relações que o envolvem a partir dos rápidos avanços tecnológicos iniciados após a década de 1980, reestruturados e constantemente alterados de uma forma altamente dinâmica desde então.
O mundo passa por um ciclo de renovação das ideias, ações e pensamentos. Estas mudanças foram previstas pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que através da análise das consequências na cultura e na sociedade moralista com o crescimento do capitalismo, desenvolveu sua teoria de Mundo Liquido, apontando que as estruturas básicas do mundo permanecem, mas as suas relações e as devidas importâncias são constantemente alteradas.
A particularidade desta era é a ampliação exponencial da capacidade em relação à produção de dados e de informações. O sucesso está em lapidar estes dois elementos a fim de criar formas de conhecimento.
Existe um lago de dados que é alimentado diariamente pelas informações digitais produzidas por muitas pessoas, em todos os lugares do mundo. Um dos grandes desafios é desenvolver tecnologicamente maneiras concretas para armazenar e processar a quantidade de dados gerados diariamente, construindo o conhecimento, informações edificadas através da reflexão, apresentando contextualização.
De acordo com Bauman, o crescimento do capitalismo altera as relações existentes no mundo. O fato do indivíduo se tornar cada dia mais dependente dos recursos tecnológicos é reflexo de uma nova fase do capitalismo, a exemplo da Revolução Industrial, que alterou as relações socioeconômicas, levando ao fortalecimento deste sistema econômico. A Revolução Tecnológica alterou a sociedade, modernizando-a diariamente, levando o Homem para um mundo mais simples, onde muitos problemas têm solução a partir da tecnologia.
Por este motivo, é comum o aumento da utilização de sensores e dispositivos inteligentes, que fornecem dados e se somam aos dados gerados pelos aplicativos, popularizados graças ao surgimento dos smartphones a partir de 2006. Ainda existem os dados produzidos pelas redes sociais, alguns deles de imenso valor para as empresas que desejam conhecer a opinião de seus clientes. Tudo que é feito no dia a dia gera um vestígio digital que poderá ser eventualmente analisado.
Mas a existência desta quantidade crescente de dados e dos vestígios digitais pouco importam do ponto de vista prático caso não venham ser armazenadas e processadas. Mais do que isso, sem visão clara, uma estratégia nítida do que fazer com os dados, os mesmos vão gerar informações que não poderão ser transformadas em conhecimento.
Este é o conceito de Big Data, tão presente na Era Digital. Lembrando que esta só será uma ferramenta de vantagem e conhecimento caso haja uma estratégia bem definida para a sua utilização. Para que os dados sejam realmente úteis, é essencial saber quais dados serão necessários, e qual a melhor forma de processá-los.
A atual conjuntura é apenas o início, entretanto ao analisar o progresso tecnológico mundial dos últimos anos, é inevitável concluir que Big Data ira amadurecer juntamente com as suas respectivas ferramentas e técnicas de análise de dados, sendo este um recurso que será trivial e de suma importância para a manutenção e regulamentação da sociedade.
O importante é sair do conceito errôneo de que todos os dados são importantes e aceitar que a verdadeira importância está apenas com os dados relevantes, capazes de gerar conhecimento, e não meramente números.
Where is the knowledge we have lost in information? (Onde está o conhecimento que perdemos na informação?) – (Choruses from the Rock, 1934. T. S. Eliot).

Gabriel Ribeiro
2º Ciclo Noturno Ciência da Computação

1º Semestre 2016 – FEI-SBC  

Nenhum comentário:

Postar um comentário