5 de maio de 2016

A origem do medo de falar em público

Alcione Menezes


Saiba mais sobre o medo de falar em público: Vergonha, inadequação, falta de conteúdo. 

O que leva uma pessoa a ter medo de falar em público? 

Primeiro, vamos esclarecer rapidamente como funciona o medo. 

O medo é um sentimento que pode ser utilizado tanto para a defesa do ser humano (estou com medo de pular de determinada altura, pois não tenho certeza das consequências, portanto, não o faço e assim me protejo), como ser um fator inibidor ou paralisante (gosto muito de determinada garota (o), porém tenho medo de me aproximar e iniciar uma conversa, não é uma situação de perigo,  mesmo assim, é mais seguro ficar parado, mas perco a oportunidade de conhecer a pessoa que tanto quero). 

O medo de falar em público funciona relativamente dessa forma. O público (que pode ser de 3 pessoas, uma sala de aula com 30 pessoas ou 3 mil pessoas) é algo não familiar, sem intimidade, ou seja, desconhecido. Expor opinião, o ato de falar, de ser observado, de ser analisado, interpretado e julgado por pessoas “não familiares” gera medo, insegurança. Algumas pessoas conseguem superar esse medo, não ficam paradas, se desenvolvem com mais facilidade o ato de falar em público. Outras nem tanto. 

As pessoas que têm medo  de falar em público, normalmente, sofrem com isso. Têm vontade de falar, de se expressar, de “mostrar que existe e que está ali”, mas o medo as impede. Basta notar os efeitos físicos dos medrosos que se arriscam a falar. Alguns gaguejam, outros suam frio, o coração bate acelerado e o raciocínio não consegue ser organizado. 

Não é feio, nem errado não conseguir falar em público, ninguém precisa se sentir culpado por passar por isso. Existe o medo, resta enfrentá-lo para mudar esse quadro. 

Algumas técnicas podem ser aplicadas, como por exemplo, manter a respiração estável alivia e com o tempo ajuda a desaparecer os sintomas físicos citados anteriormente. Manter o raciocínio (pensamento) focado somente na ideia ou no objeto verbal exposto é recomendado. Estabelecer uma postura corporal confortável antes da exposição, de outra forma, se adequar fisicamente para ser observado auxilia bastante para que não haja desequilíbrio, também causado pelo medo. 

O principal é a autoconfiança. Ninguém precisa se preocupar com o julgamento dos outros, ou seja, com “o que ele pensa de mim”. Autoconfiança é estar seguro e satisfeito com “quem eu sou e o que eu penso sobre mim”. Enfim, superar o medo de falar em público é não se preocupar com a reação do outro à minha manifestação. E, para superar, é preciso agir. 

Quem é dominado pelo medo pode começar a se arriscar a falar em público. Aos poucos, vai-se descobrindo que essa sensação de desespero ou fobia é por algo que realmente não existe e está somente nas confirmações psicológicas da pessoa envolvida pelo sentimento.

Referencias:http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-origem-do-medo-de-falar-em-publico.html

Curso: Administração

Ciclo: 1º

Unidade: São Paulo


Ano Vigente: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário