16 de outubro de 2018

"O Conceito de Resiliência Aplicado ao Trabalho nas Organizações"

Gabriela de Luca Tancini

O artigo “O Conceito de Resiliência Aplicado ao Trabalho nas Organizações” aborda o significado do termo “resiliência”. Ele menciona exemplos reais da prática da resiliência dentro da arte, e por fim, contempla uma pesquisa qualitativa com gerentes que possuem dificuldades para conciliar a vida pessoal com a profissional.
De forma criativa, (porém mantendo os padrões de um artigo acadêmico, visto que o texto possui uma tese que é comprovada pela experiência da pesquisa, junto ao embasamento teórico, pois é mencionado outros autores que estudaram o tema), é abordado o campo do cinema ao mencionar o filme “Frida” e “A vida é bela”. Dessa forma, o artigo exemplifica de modo menos convencional o conceito de resiliência, e pela sua criatividade aproxima o leitor do texto.
Mesmo assim, a linguagem permanece acadêmica e a estrutura do artigo (resumo, metodologia, referencial teórico, resultados da pesquisa e conclusão) é mantida.
A partir dos resultados da pesquisa realizada com os gerentes, foi possível concluir que, poucos dos entrevistados possuíam algum tipo de hobby e muitos cediam a pressão sofrida no trabalho, alegando sintomas como: alto grau de irritabilidade, insônia, sentimentos de culpa e ansiedade. Isso mostra que, em geral, as pessoas que não buscam um mecanismo de proteção tendem a sofrer mais em situações estressantes. Como é mencionando no texto, a arte foi uma forma de Frida Kahlo superar a situação traumática de um acidente ao expressar sua dor por meio da pintura. Além disso, o artigo mostra o estudo realizado com crianças em situação de vulnerabilidade (pobreza, conflitos familiares, abuso sexual) que mesmo com as adversidades, apresentavam boa saúde mental e alto desenvolvimento pessoal. O que todas essas crianças possuíam em comum era uma figura adulta que lhes dava apoio.
É possível concluir que, a resiliência é um atributo que vem do interior do indivíduo, ou seja, “de dentro para fora”, porém é muito importante que a pessoa tenha formas de expressar o que sente em situações adversas; seja pela arte, por algum hobby ou pelo diálogo com parentes, amigos ou profissionais da psicologia. Desse modo, o indivíduo resiliente consegue compreender seus sentimentos, racionalizar e utilizar a inteligência emocional para superar ou enfrentar obstáculos ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário