13 de abril de 2018

Transformando problemas em oportunidades



Maria Julia Viana Araujo  


O termo resiliência caracteriza-se pelo nível de resistência que um material pode suportar em relação às pressões sofridas e sua capacidade de retornar ao estado original sem danos. Na administração, esse conceito faz parte do processo de gestão e mudanças. É de extrema importância possuir resiliência, uma vez que diz respeito a capacidade de tomar decisões para minimizar conflitos tanto na vida pessoal quanto na profissional.
  As circunstâncias externas quase sempre não podem ser controladas, como por exemplo a morte de um familiar, uma traição ou a perda de um emprego, e para essas situações é essencial manter o controle para que não torne-se um problema de larga escala.
  No campo profissional essa habilidade tornou-se mais requisitada. Almeja-se alguém que transforme problemas em oportunidades, focando assim em soluções e resultados. Os indivíduos que colocam em prática a resiliência amadurecem emocionalmente e ficam mais fortes.
   Sendo assim, para obter resiliência no campo pessoal é necessário ouvir, ter empatia e aprender com experiências de vida. Em relação ao campo profissional, é necessário que haja uma comunhão entre a organização, que deve possuir o papel de auxiliar e criar programas para o desenvolvimento da resiliência em seus auxiliares, e assim, os profissionais devem trabalhar almejando que as circunstâncias sempre terminarão bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário