13 de abril de 2018

O avanço da tecnologia e a redução da pobreza


João Vitor Selis dos Santos


Nos encontramos em meio a maior revolução de informação e comunicação da história da humanidade. Aproximadamente, 4 bilhões de pessoas têm acesso à internet e novos usuários entram online todos os dias. Computadores se tornaram tão pequenos ao ponto de caberem em nossos bolsos. Um grande fluxo de trocas ocorre na rede mundial, tanto trocas materiais, quanto imateriais. A facilidade no compartilhamento de informação nos propicia uma maior taxa de inovação tecnológica, e com isto temos um crescimento constante e exponencial.

Para fins de exemplificação, podemos começar mencionando um famoso gráfico em forma de "bastão de hockey", do projeto Our World in Data, sobre a prosperidade humana. Ele mostra a criação de riqueza. Apresentando a evolução do PIB real per capita para vários países e para o mundo, desde o ano 1.000.
Mas o fator de maior relevância que deve ser observado neste gráfico é o último período de 200 anos, começando no século 19 e seguindo até os dias atuais. Pôde ser observado que: o ponto de virada coincide exatamente com a Revolução Industrial. A adoção de bens de capital movimentados por motores à vapor, em conjunto com outras tecnologias, ajudaram a aumentar a produtividade e desencadearam uma revolução no bem-estar humano ao redor do globo.
Revoluções tecnológicas seguiram-se, e hoje nos encontramos para discutir e aplicar uma nova, denominada: Revolução Industrial 4.0. Um conceito de indústria que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação.
Esse avanço na tecnologia tem proporcionado um aumento real na produtividade e consequentemente a redução da pobreza, como é mostrado em outros gráficos, também do projeto Our World in Data. A pobreza extrema está em declínio, ao mesmo tempo em que a população mundial está aumentando. Afinal, segundo os dados, hoje, uma pessoa sai da pobreza extrema cada vez mais, graças a melhoria dos sistemas econômicos, a um maior conhecimento adquirido e as melhores e mais baratas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário