11 de junho de 2017

Crônica: Raízes e Sentimentos

Ana Lucia Pereira da Silva


Não faz muito tempo que cheguei aqui, se não me engano apenas quinze anos. Uma nova vida se abriu desde que eu deixei minha terra natal e tudo que eu conhecia para trás, a cidade grande de São Paulo sempre foi conhecida pelas oportunidades de emprego que fornecia e esse foi o motivo de eu ter vindo para cá. Mesmo com o tempo passando, eu não consigo esquecer minhas raízes, minhas lembranças permanecem firmes e em alguns momentos são o que me impedem de ficar triste.

Eu me lembro das pessoas, como todas conversam entre si e se conheciam, é o que costuma acontecer em uma pequena cidade do interior com poucos habitantes, me lembro dos lugares que frequentava, da natureza abundante e, especialmente, lembro-me das comidas que fazíamos. Nossa culinária sempre dizia muito sobre o povo, desde um café com garapa de cana-de-açúcar aos biscoitos e chimangos. Talvez seja por essa essência de cultura tão introduzida na comida que elas são as coisas que mais remetem as minhas lembranças.

Não é fácil encontrar alimentos como aqueles que existem no nordeste aqui na grande metrópole, mas quando encontrado é como se alguns biscoitos e chá se tornasse o mais maravilhoso banquete e eu estive reunido com minha família novamente. Cada mordida evoca os melhores momentos que eu vive e as pessoas com quem convive, não são fáceis de explicar os sentimentos que a culinária nordestina trás porque simplesmente não há palavras para descrever a sensação. Espero que algum dia a nova geração seja capaz de sentir algo parecido, mas confesso que ainda estou receoso que isso possa ocorrer porque para que se possa ter uma experiência como essa é preciso ter sensibilidade algo ausente nas pessoas atualmente.

Mesmo que eu esteja longe de tudo aquilo que eu amo, quando eu me encontro diante de comidas típicas nordestinas é como se esse manjar me desse a oportunidade de estar perto novamente nem que seja em pensamentos, lembranças e o que só fortalece minhas raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário