25 de outubro de 2016

O Menino do Pijama Listrado

O livro “O Menino do Pijama Listrado” foi escrito por John Boyne e adaptado para os cinemas com a direção de Mark Herman.
A história se passa em torno de Bruno, um menino de nove anos, filho de um militar nazista. Por causa do cargo de seu pai, Bruno e sua família precisam se mudar para um lugar desconhecido, tendo que deixar sua mansão e os amigos do garoto para trás.
Como seu pai é um importante militar, há bastante movimentação em sua casa de soldados dando notícias da Alemanha nazista. Bruno, que é muito jovem, ainda não entende sobre o holocausto e até mesmo sobre os judeus, mesmo às vezes tendo se deparado com alguns fazendo serviços em sua casa.
Como o menino não tinha mais ninguém para brincar, ele resolve andar pelos arredores da sua casa e um dia se depara com uma cerca que via da janela do seu quarto. Analisando o que há depois das cercas, Bruno acredita se tratar de uma fazenda, onde as pessoas estão sempre vestidas com pijamas. Foi em um dia como esse que Bruno conheceu Shmuel, um menino que morava do outro lado da cerca e com quem criou uma intensa e bela amizade, apesar de suas diferenças.
Bruno sempre ia visitar Shmuel e costumava levar comida, já que o garoto sentia muita fome. A curiosidade dos dois meninos de conhecer o outro lado era muito grande, até que um dia Shmuel conseguiu um “pijama” para Bruno, que o vestiu e entrou para o outro lado da cerca, ficando junto com seu único amigo. Enquanto isso, a mãe de Bruno nota sua demora de voltar para casa.
Do outro lado, Shmuel tenta mostrar como é lá dentro para Bruno, porém, são obrigados a ir até um lugar fechado, tirar suas roupas e entrar em uma câmara. Uma câmara de gás. Quando a mãe de Bruno chega até a cerca, tudo que encontra são as roupas de Bruno e um buraco feito para ele passar para o outro lado.
O livro possui uma leitura rápida e que prende o leitor do início ao fim. Com uma visão totalmente ingênua, não aborda claramente sobre o tema nazismo, contando sobre a maioria das coisas que aconteceram nessa época, porém o leitor sabe a todo momento o que realmente está acontecendo.
A amizade entre Bruno e Shmuel mostra a ingenuidade do livro, na qual eles não veem ou tratam o outro como um nazista trataria um judeu. Eles se tratam como duas crianças normais – o que de fato são –, não ligando para suas diferenças.

A história do livro é simples, porém a mensagem que ela passa, junto ao período em que se passa, a torna linda e mostra o porque dessa obra ter sido um sucesso em vendas e lida até os dias de hoje.

Larissa Tavares Serra 
Resenha: O Menino do Pijama Listrado – John Boyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário