8 de novembro de 2019

Hobby e resiliência: qual a relação?


“Resiliência, capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir a pressões, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico...”. Na teoria é facílimo de se colocar em prática o que difere da vida “real”, ou pelo menos na grande parte do meu tempo, porém não é fácil lidar com pressões quando estas são feitas pela família,  além da pressão imposta diariamente pela sociedade.
Hoje, a tecnologia e a conectividade ocupam grande parte do dia das pessoas, sendo fácil acessar qualquer informação de qualquer lugar do mundo, bastando apenas sacar o celular e “googlar”. Mas será que ter o mundo em suas mãos não prejudica o ser humano que está em busca de ser resiliente?
Atualmente, aprendi a lidar melhor com os problemas ocorridos na minha vida, mas não o suficiente para afirmar que sou uma pessoa resiliente. Minha luta diária é para que um dia eu consiga afirmar isso, contudo, para que isso ocorra, preciso lidar melhor com problemas do meu dia a dia, sem correr o risco de entrar em uma crise de ansiedade ou em outro surto psicológico. Um fato que ocorreu na empresa onde trabalho, do qual me orgulho muito, é o meu ajudante para que estes surtos não ocorram. Fato este, onde me vi em um dos maiores problemas e desafios já enfrentados por mim, pois a empresa precisou cortar gastos e pediu para que eu escolhesse 5 pessoas para serem demitidas deixando bem claro que as vendas não abaixassem 10% do volume mensal. Eu, supervisor da equipe, não podia demonstrar minhas preocupações e minhas indignações, precisava mostrar para a equipe que era possível atingir as metas e incentivar para que conseguíssemos. E conseguimos!
Não posso dizer que a minha rotina não é estressante, é e muito! Por este motivo, eu necessitava encontrar algum hobby, como se fosse um ponto de escape, para que não interferisse na minha rotina, não prejudicasse minha vida e consequentemente me acalmasse e me ajudasse a me tornar uma pessoa resiliente. A busca para achar algo que eu gostasse de fazer, por mais árdua que tenha sido, terminou e hoje o que me acalma é dirigir para praias - bate-volta mesmo, não importando o horário. Ouvir a melodia tocada pelas ondas, sentir a brisa batendo no rosto, olhar a imensidão do oceano tornou-se uma sensação de calmaria e prazer.
Quanto mais se lê sobre surtos psicológicos sofridos pelos brasileiros, está claro que há um longo caminho para que a sociedade seja considerada resiliente, ficando claro quando é feita uma análise nos estudos estatísticos e fazendo um estudo comparativo de duas décadas atrás com esta. Depressão, crises de ansiedades, tentativas de suicídio e o próprio suicídio aumentaram consideravelmente, sendo conhecidos como a doença do século XXI.
Não é fácil alguém se motivar para trabalhar após todas estas doenças estarem tão presentes no nosso dia a dia. Mas eu, uma pessoa alegre e brincalhona, me sinto na obrigação de acordar todos os dias motivado e bem para que tanto o meu dia como o da minha equipe seja menos estressante e consequentemente mais produtivo. Com esta obrigação imposta por mim, juntamente com o meu hobby, faz com que o meu bem mais precioso seja preservado: minha alma. Este é um bem espiritual que dinheiro nenhum compra e sem alma você não é ninguém.




David Santiago
48.209.008-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário