14 de maio de 2017

A Sociedade da Informação, Prioridades Invertidas

Ana Lucia Silva


Não é de hoje que a leitura tem sido um assunto comentado e discutido, isso porque os hábitos de ler foram modificados devido à introdução de novas tecnologias. As mudanças no cotidiano da sociedade modernizada e o fato de que um mundo que age racionalmente não consegue ter embasamento teórico é realmente controverso. Como se tornar uma sociedade com sabedoria e conhecimento se não procuram aprimorar aquilo que sabem e conhecer o lhe é estranho, ainda mais se considerarmos que vivemos em um mundo interligado e que vive em constantes transformações.

Qual seria, então, a importância da leitura para as pessoas atualmente? Para responder essa questão temos analisar quais benefícios a leitura trás. Não se pode afirmar que ela tem somente uma utilidade já que é um método de estudo e pesquisa, um ótimo hobby, além de ser comprovado cientificamente que ler faz desenvolver áreas do cérebro que costumam estar ociosas. Ler nunca vai fazer mal, pelo contrário, gastar trinta minutos com um livro não é nada mais que investir em conhecimento.

Atualmente, as pessoas têm-se encontrado com menos tempo, seus dias parecem mais curtos, perdemos a essência das verdadeiras prioridades e começamos a confundir informação e conhecimento. Mas como ler em um mundo repleto de informações e métodos para atrair nossa atenção? A parte mais difícil é realmente convencer uma pessoa a deixar de verificar, por exemplo, suas redes sociais por algumas horas para ler algo. Estamos tão acostumados a sermos coagidos a fazer aquilo que aparentemente apresenta um custo beneficio que exige menos esforço, que não percebemos que o verdadeiro valor será em longo prazo. Os grandes pensadores tinham base de suas teorias em documentos e manuscritos, nem que fosse para criticar e apontar erros eles liam para saberem do que comentavam.

Podemos, dessa forma, afirmar que a leitura além de nos permitir conhecer uma diversidade de cenários, melhora o vocabulário e nos fornece, mesmo que por algumas horas, um refúgio. Um equilíbrio entre a vida corrida e um espaço para leitura é essencial para um progresso interno. Por fim, podemos responder a questão inicial: para que possamos continuar progredindo da forma que estamos e descobrir novas coisas é preciso ler, porque sem isso ficaremos estagnados e sem saber para onde ir. Ler foi o que fez com que a humanidade chegasse ao patamar em que esta hoje e, portanto, será os degraus que sustentam a sociedade no decorrer dos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário