A transmissão de informações de uma pessoa para outra,
assim como a compreensão da mensagem transmitida, pode ser entendida como
comunicação. Nas
organizações a comunicação sempre abrangeu um amplo conjunto de atividades,
ações e também estratégias, que visam manter a imagem da empresa de acordo com
o seu público alvo. Isto acaba levando para uma finalidade com enfoque na
postura ética e social diante das divulgações dos serviços das empresas.
Segundo Chiavenato (2000, p. 142), “Comunicação é o
processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se
não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir
uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não
se efetivou”. A comunicação possui grande valia e afeta diretamente o
desempenho dos colaboradores, portanto uma informação passada de forma adequada
e objetiva resultará em uma atividade bem executada, melhorando a motivação, o
relacionamento entre os funcionários e consequentemente o clima organizacional,
eliminando as falhas e deficiências na comunicação.
Para o entendimento da comunicação possui duas viés: o
entendimento objetivo e claro, como citado acima e o seu favorecimento à
empresa, e o entendimento subjetivo, que é um entendimento pessoal de cada
informação esclarecida. Porém, nas organizações a viés mais importante é o
discurso/entendimento objetivo pois é preciso uma troca de informações claras e
adequadas.
O efeito que as interpretações subjetivas acarretam são
inúmeras perturbações indesejáveis que acabam prejudicando as execuções de
serviços internamente, que também se refletirá externamente, causando desvio de
mensagem e desentendimento de extrema gravidade. Se no momento de passagem de
informações não haver compreensão, todo trabalho deve ser refeito e analisado
com mais atenção para não ocorrer novamente déficit de agregação de detalhes.
A má comunicação traz desgastes nas relações, agressões
verbais, perda de tempo com retrabalho, mal entendidos, suscetibilidades afetadas,
perda de motivação e estresse. Liderar é comunicar, para atingir os objetivos
da empresa (MARTINIANO, 2007, p.156).
A comunicação, portanto, deve exigir credibilidade e
comprometimento de ambos os transmissores, tendo o poder de criar valores e assim,
ajudando-a para o futuro.
Rebecca de
Souza Patrocínio 1º ciclo ADM - SP
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