2 de dezembro de 2016

O risco da tecnologia digital para a nova geração

Estamos vivenciando um novo mundo, o mundo digital, e com isso uma geração dependente da tecnologia para se interagir com as pessoas de modo geral. Não conseguimos mais identificar a essência do ser humano nas atitudes ou gestos como antigamente. Hoje tudo se torna mais robotizado e simplificado de um modo que não conseguimos mais imaginar a reação de uma pessoa ao escrever uma mensagem, como cartas e bilhetes. Vivemos em um mundo que a tradução da emoção se dá por símbolos e “emotions” dos aplicativos de mensagens.
Apesar disso, não podemos dizer que estamos simplificando o convívio social, não quero parecer ser uma pessoa desligada da tecnologia. Realmente ela nos traz uma praticidade peculiar para solucionar problemas emergenciais ou transmitir uma mensagem com urgência, gerando uma solução rápida para questões do dia-a-dia. Entretanto, da mesma forma em que a tecnologia deixa a vida mais prática estamos nos tornando dependentes de emoções robotizadas, quero dizer, pessoas que não transmitem mais emoções com o afeto humano, mas somente pelos meios tecnológicos Hoje um feliz aniversario, um abraço, pode ser substituído por apenas uma “carinha feliz” recebida no seu celular.

Talvez isso não seja um avanço para a sociedade, mas sim um retrocesso no comportamento humano. Estamos nos afastando dos valores familiares, do afeto, da cordialidade com as pessoas, fazendo com que o contato físico, as emoções o sentimentalismo se percam na era digital.




Ariane Lima Granso


Referências
http://academicosfac2011.blogspot.com.br/2011/11/o-ser-humano-depende-da-tecnologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário